Plenário da Alesc vota 25 projetos na manhã desta quinta-feira


Em meio às várias reuniões de comissões temáticas que foram realizadas na Assembleia Legislativa, o plenário aprovou 25 matérias na sessão desta manhã de quinta-feira (15). Durante a votação, 19 projetos de lei de autoria dos deputados e um do governo do Estado, além de quatro projetos de lei complementar oriundos do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Votadas em dois turnos, as matérias obtiveram a redação final e estão prontas para a sanção do governo estadual. Entre os destaques está o PLC 23/2022, de autoria do TCE, que dispõe sobre o pagamento de licenças-prêmio e férias que não foram usufruídas por servidores do tribunal. O texto abre a possibilidade para que, a requerimento do servidor ativo, dois terços da licença-prêmio a que tem direito possam ser convertidos em pecúnia. O valor a ser pago será correspondente à remuneração bruta mensal.

Outra ação definida na matéria é a permissão para que servidores que estejam se aposentando e não tenham usufruído de todas as licenças-prêmio possam receber o saldo desses meses em dinheiro. Além disso, férias vencidas há mais de dois anos também poderão ser convertidas em pecúnia.

Obteve aprovação também o PL 7/2022, de autoria deputado Milton Hobus (PSD), que define um gatilho para fixar o teto de cobrança do IPVA. A intenção é manter o equilíbrio financeiro tanto para o governo quanto para o cidadão.

Já o PL 239/2022, protocolado pelos deputados Bruno Souza (Novo) e Milton Hobus, altera a lei sobre o IPVA em Santa Catarina. A meta dos dois parlamentares é criar a possibilidade de parcelamento do imposto em até 24 vezes.

Apresentado pelo deputado Ivan Naatz (PL), o PL 303/2019 também foi para sanção. O texto determina o ressarcimento de prejuízos causados por alunos da rede pública de ensino. Outra matéria aprovada foi o PL 384/2019, do deptaudo Marcos Vieira (PSDB), que proíbe construção de Pequenas Centrais Hidroelétricas (PCHs) no trecho do rio que antecede as cataratas do Salto Saudades, na cidade de Quilombo.

O Plenário confirmou também o PL 362/2022, criado da Comissão de Finanças e Tributação, que fixa o subsídio dos deputados estaduais em 75% do salário dos deputados federais. O presidente da Casa, deputado Moacir Sopelsa (MDB), explicou que a medida apenas permite a continuidade da relação entre os salários pagos pela Alesc e pela Câmara dos Deputados. “Não estamos aumentando salários”, afirmou o deputado Ismael dos Santos (PSD).

Outras matérias aprovadas
PLC 28/2022, TCE: altera a Lei Complementar 202 de 2000, que institui a Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina

PLC 33/2022, TCE: altera a Lei Complementar 255, de 2004, que dispõe sobre o quadro de pessoal, cargos, funções vencimentos dos servidores do TCE.

PL 138/2019, deputado Nilson Berlanda (PL): altera a Lei 10.297, de 1996, que dispõe sobre o ICMS

PL 151/2022, deputado Fernando Krelling (MDB): institui a Rota Turística do Caminho do Peabiru.

PL 230/2022, deputado Ismael dos Santos (PSD): declara de utilidade pública estadual a Associação Centro de Recuperação e Integração Social Desafio Jovem Monte Ararat, de Pescaria Brava.

PL 260/2020, deputado Sargento Lima (PL): obriga o Estado a disponibilizar tratamentos antineoplásticos domiciliares de uso oral aos pacientes oncológicos.

PL 281/2022, deputado Jerry Comper (MDB): concede título de utilidade pública estadual para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Pomerode

PL 295/2022, deputado Jerry Comper (MDB): retira do regime de substituição tributária do ICMS as operações de saída de sorvetes, picolés e derivados e de produtos necessários à sua fabricação quando são produzidos em Santa Catarina.

PL 309/2022, deputado Milton Hobus: institui o Circuito Turístico Rural Caminhos do Campo, no Alto Vale do Itajaí.

PL 319/2022, deputado Ismael dos Santos: concede o título de utilidade pública estadual para a Organização da Sociedade Civil Árvore da Vida, de Itajaí.

PL 324/2021, deputado Marcius Machado (PL): reconhece o município de Painel como Capital Catarinense do Pinhão.

PL 340/2022, deputado Julio Garcia (PSD): concede o título de utilidade pública estadual para o Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (IDEAS), de Jaguaruna.

PL 342/2022, deputada Ada de Luca (MDB): concede o título de utilidade pública estadual para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Lauro Muller.

PL 355/2022, deputado Dr Vicente Caropreso (PSDB): concede o título de utilidade pública estadual para a Associação do Hospital Jaraguá, de Jaraguá do Sul.

PL 495/2019, deputado  Sargento Lima: dispõe sobre a notificação compulsória por parte dos hospitais, maternidades, clínicas e congêneres ao governo do Estado sobre o nascimento de crianças com fissura labial ou lábio leporino.

PL 383/2019, deputado Marcos Vieira: integra patrimônio histórico e artístico e cultural de Santa Catarina as cataratas do Salto Saudades, no município de Quilombo.

PL 352/2022, deputado Luiz Fernando Vampiro (MDB) e outros: define a possibilidade de não exigência do crédito tributário relativo ao ICMS que for devido pelo descumprimento de metas e compromissos assumidos por contribuintes como contrapartida à concessão de benefícios fiscais ou financeiros fiscais, reenquadramento ou parcelamento especial em face da crise econômica decorrente da pandemia da Covid-19.

PL 360/2022, governo do Estado: autoriza doação de imóvel ao município de São Pedro de Alcântara.

 

 

Alessandro Bonassoli
Agência AL

Anteriores Polícia Civil incinera cerca de 100 quilos de drogas apreendidas em Jaciara
Próxima Vereador Milton Ferreira é eleito 1º suplente da Mesa Diretora