Macapá/AP. A Força Tarefa de Segurança Pública do Amapá (FTSP) cumpriu, na manhã desta sexta-feira (12/8), 8 mandados de busca e apreensão e 4 de prisão preventiva no município amapaense de Santana, em investigação que apura os crimes de tráfico de drogas, roubo e organização criminosa.
A investigação identificou diversos indivíduos integrantes de organização criminosa atuante no Estado, responsável por parte do tráfico de drogas em Santana e diversos crimes de roubo no comércio do município.
A FTSP verificou que os integrantes atuavam de forma premeditada, vigiando e levantando os hábitos das vítimas e dinâmica dos estabelecimentos, antes do cometimento dos crimes. Os criminosos também vitimavam passageiros que chegavam de viagem nos barcos que atracavam no porto do município.
Identificou-se também uma intensa comercialização de armas de fogo entre a organização, utilizadas para o cometimento dos delitos. Quase todos os investigados já responderam por diversos tipos de crime como: tráfico de drogas, roubo qualificado, receptação, violência doméstica e lesão corporal. Um dos homens também responde por homicídio.
Fazem parte da ação da Força Tarefa de Segurança Pública (FTSP), a Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, através do BOPE, Força Tática e 4º e 6º Batalhão de Santana, Polícia Rodoviária Federal, IAPEN e SEJUSP.
Juntam-se a elas nessa investigação o NIMP (Núcleo de Inteligência do Ministério Público) e o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO).
Os indivíduos poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, roubo e organização criminosa. Caso sejam condenados, poderão cumprir pena de até 36 anos de reclusão.
Comunicação Social da Força Tarefa de Segurança Pública do Amapá