Newey não está preocupado com menos tempo no túnel de vento para a Red Bull em 2023


O RB18 da Red Bull, não começou a temporada 2022 da Fórmula 1 da maneira que a equipe esperava, mas se tornou o carro mais forte do grid ao longo do ano. O diretor e projetista-chefe da Red Bull, Adrian Newey, falou sobre o desenvolvimento do carro.

“Estatisticamente, o RB18 foi o nosso melhor carro. Um carro do qual podemos nos orgulhar muito”, disse Newey em entrevista ao site da Red Bull Racing. Especialmente devido à disputa acirrada que continuou até o final da temporada 2021 com a Mercedes de Lewis Hamilton, a equipe teve que continuar desenvolvendo o carro até a última corrida no ano passado.

Além disso, o teto orçamentário tornou mais desafiador trabalhar no carro para 2022. “Quando você tem recursos limitados, se você está colocando pesquisa e desenvolvimento naquele carro (2021), então é pesquisa e desenvolvimento que você não está colocando no carro novo para os novos regulamentos. Nós nos concentramos em tentar acertar os fundamentos”, disse Newey.

Dessa forma, a Red Bull esperava ter um pacote que pudesse ser mais desenvolvido durante a temporada, mesmo que não fosse o carro mais rápido no início do ano. Em retrospectiva, acabou sendo um grande ganho inesperado, embora o RB18 tenha enfrentado alguns problemas no início da temporada. “O carro definitivamente teve algumas fraquezas na primeira metade da temporada, mas reduzimos essas fraquezas e certamente na segunda metade tínhamos um pacote totalmente competitivo”, afirmou Newey.

O projetista também abordou o assunto do tempo limitado no túnel de vento que a Red Bull terá em 2023, isso tanto por ter sido campeã entre os construtores, como pela penalidade que recebeu por ter ultrapassado o teto orçamentário em 2021, que tirou 10% do tempo disponível. Isso fará com que a Red Bull avalie menos ideias e peças diferentes, mas, de acordo com Newey, não precisa ser uma medida excessivamente dolorosa para a equipe. “Se formos realmente inteligentes e sempre colocarmos as coisas certas, não fará muita diferença”, disse ele.

Ao mesmo tempo, a Red Bull também está olhando para a temporada 2022. “A Ferrari também não vai descansar. Eles vão resolver suas áreas fracas”, disse Newey. “Eles tiveram alguns problemas de confiabilidade, cometeram alguns erros nos boxes, mas estarão de volta.”

Outro fator a ser considerado pela Red Bull, é a Mercedes. Apesar de ter ficado longe do ritmo na primeira parte da temporada 2022, a equipe desenvolveu o problemático W13 a tal ponto, que uma vitória ainda aconteceu (no GP de São Paulo com uma dobradinha da Mercedes). Newey acredita que a equipe alemã também será muito mais competitiva em 2023. “Será um ano difícil, com certeza”, concluiu Newey.

 

 

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