Em 2021, a Honda se retirou oficialmente da F1, contudo, a empresa japonesa continuou sua parceria com a Red Bull da seguinte maneira: a Red Bull Powertrains, empresa criada para fornecer os motores à equipe austríaca, precisava de ajuda na parte elétrica da unidade de potência, assim, a Honda entrou na jogada.
A cooperação estava prevista até 2023, mas com o ótimo desempenho da Red Bull nesta temporada foi anunciado, durante o GP do Japão, uma extensão dessa parceria até o final de 2025.
No ano seguinte, com a nova era de motores da F1, não se sabe ao certo quais serão os rumos das empresas, mas tudo aponta que a parceria será encerrada de fato. Isso porque Christian Horner sinalizou que a Red Bull tem intenções de assumir o controle total na produção do motor.
Já a Honda, por sua vez, anunciou que se inscreveu como uma das fornecedoras de unidades de potência para 2026. Vale lembrar que o principal motivo da saída dos japoneses em 2021 foi para focar no desenvolvimento e construção de carros elétricos.
Com a maior contribuição elétrica nos motores nos próximos anos, o retorno é justificável. Ainda, de acordo com a Auto, Motor und Sport, a montadora japonesa está à procura de outra equipe para firmar laços nesta nova etapa da categoria.
A revista alemã aponta algumas equipes que poderiam se unir à Honda. Como opções estão Aston Martin, McLaren e Williams. No momentos todas as sugestões citadas possuem parceria com a Mercedes.