Comissão aprova projeto sobre videomonitoramento de obras públicas


Dois projetos de lei (PLs) foram aprovados pela Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia da Assembleia Legislativa, em reunião na tarde desta terça-feira (13).

O PL 250/2020, da deputada Marlene Fengler (PSD), trata do videomonitoramento de obras públicas custeadas direta ou indiretamente, total ou parcialmente pelo Estado. O objetivo é permitir a fiscalização e o monitoramento em tempo real do andamento das obras.

O parecer da relatora, deputada Luciane Carminatti (PT), foi aprovado por unanimidade pelos membros da comissão. No relatório, a parlamentar ressalta que a iniciativa contribui e reforça a transparência pública, além de já ter sido aprovada no Estado do Paraná.

Já o PL 55/2022, do deputado Mauro de Nadal (MDB), recebeu emenda substitutiva global do deputado Julio Garcia (PSD), acatada pelo relator, o deputado Jair Miotto (União). O objetivo do projeto é dispensar até 31 de dezembro de 2024 os postos de combustível da exigência da instalação e manutenção de equipamento de monitoramento ambiental e de medição volumétrica prevista na legislação estadual sobre a fiscalização e coibição da comercialização irregular de combustíveis.

Conforme Miotto, a emenda acatada mantém a obrigatoriedade de instalação do equipamento, custeada pelo poder público. Com isso, a proposta retorna para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Marcelo Espinoza
Agência AL

Anteriores Autorização legislativa para legalizar assentamento em Rosário Oeste causa controvérsia na CCJR
Próxima Governo de MT entrega 1.500 escrituras definitivas em Tangará da Serra nesta quarta-feira (14)