Sérvia responde às críticas da Alemanha ao Kosovo: ‘Um nível surpreendente de absurdo’


26388016

Brnabic lembrou, em sua conta no Twitter, que os chanceleres do G7 (grupo composto por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido) solicitaram no comunicado de maio que as resoluções do Conselho de Segurança da ONU fossem respeitadas ao abordar “qualquer problema ou crise no mundo [Líbia, Síria, Iêmen, Somália e outros]”.
“Agora, surpreendentemente, o Ministério das Relações Exteriores da Alemanha declara explicitamente que a Resolução 1244 do Conselho de Segurança da ONU, que estipula que a Sérvia tem o direito de solicitar o retorno de certo número de suas forças de segurança ao Kosovo, deve ser ignorada porque é ‘inaceitável’”, disse Brnabic.
Ela se perguntou “com que critérios” se decide qual resolução do Conselho de Segurança da ONU deve ser respeitada e qual deve ser ignorada, afirmando que as declarações de Baerbock continham “um nível surpreendente de absurdo”.
No domingo (11), as forças especiais da Polícia do Kosovo (ROSU) invadiram e ocuparam a barragem de Gazivode, expulsando a guarda e removendo as bandeiras sérvias. Esta barragem é a principal fonte de água e armazenamento para a usina hidrelétrica da região. A maior parte do lago está localizada no município de Zubin Potok, habitado principalmente por sérvios, como outros três distritos do norte da província.
O presidente sérvio Aleksandar Vucic discursa à nação em uma entrevista coletiva em Belgrado, Sérvia, 6 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 11.12.2022

Ainda no sábado (10), os sérvios kosovares ergueram barricadas nas estradas do norte da autoproclamada república após a prisão pelas autoridades albanesas do ex-policial Dejan Pantic, suspeito de organizar atos terroristas.
O presidente sérvio Aleksandar Vucic alertou que Belgrado vai continuar a lutar oficialmente pela questão de Kosovo e Metojia por todos os meios legais. Além disso, ele insistiu que Pristina devesse formar uma comunidade sérvia, segundo o acordo de Bruxelas de 2013. Ele também prometeu enviar um pedido oficial ao comando da missão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para o destacamento da Polícia e do Exército sérvios nesses locais, salientando que essas ações estão de acordo com a Resolução 1244 do Conselho de Segurança da ONU.
Anteriores Muito além da anglofonia: pesquisador russo participa de seminário no Brasil sobre mídia e sociedade
Próxima Governo de MT mantém incentivos fiscais para setores produtivos em 2023