O futuro engenheiro de corrida de Oscar Piastri na McLaren, Tom Stallard, disse que seu novo piloto rapidamente desenvolveu uma compreensão do carro da equipe.
Depois de uma disputa com a Alpine, que chegou ao Conselho de Reconhecimento de Contratos da Fórmula 1, a McLaren foi apontada como tendo o contrato válido para levar Piastri para a equipe em 2023, com o jovem australiano substituindo seu compatriota Daniel Ricciardo.
Piastri já aproveitou seu tempo ao volante dos carros da McLaren, testando um carro mais antigo em Paul Ricard durante dois dias, antes de entrar no MCL36 como parte do ‘Teste de Jovens Pilotos’ em Abu Dhabi, logo após o último GP da temporada no mesmo local. Ele ainda participou de outro teste privado no Circuito de Barcelona-Catalunha no MCL35M.
Stallard afirmou que não demorou muito para Piastri se acostumar com o carro da McLaren, e descobrir o que funciona melhor.
“Ele é incrivelmente calmo o tempo todo”, disse Stallard no site da McLaren, referindo-se a Piastri. “Ele é muito calmo, muito maduro e muito imperturbável.”
“Oscar também é muito adaptável e é impressionante como ele conseguiu modular suas entradas, e ajustar sua frenagem nas curvas para tirar o melhor proveito do carro. Ele fez muito progresso e acho que agora entende muito claramente o que o carro precisa. Ele foi capaz de entregar isso de forma muito eficaz, e estamos muito entusiasmados com isso”, disse Stallard.
Piastri agora volta para sua terra natal, a Austrália, antes de retornar às atividades na McLaren logo no início de 2023, onde seus preparativos continuarão.
“Temos muito trabalho planejado depois que ele voltar da Austrália”, disse Stallard. “No momento em que colocarmos o carro novo na pista no Bahrein (nos testes de pré-temporada), queremos ter terminado toda a preparação para Oscar, para que possamos nos concentrar em entender o novo carro e o que ele precisa”, acrescentou.
Aparentemente, Oscar Piastri ultrapassou um obstáculo que Daniel Ricciardo não conseguiu. Se Piastri realmente mostrou capacidade de tirar o melhor proveito do MCL35M e do MCL36, ele já deu um passo além de Ricciardo, que sempre falou sobre suas dificuldades para combinar seu estilo de pilotagem com os carros da equipe, tanto em 2021 como em 2022, para encontrar o desempenho máximo.
Lando Norris também já se referiu ao MCL36 como sendo um carro complicado de pilotar, principalmente em relação à aderência dianteira, que nunca foi suficiente, e se tornou um ponto específico de reclamação, pois segundo Norris, é um problema que existe nos carros da McLaren já há alguns anos.
Portanto, se Piastri rapidamente entendeu bem esses carros e puder fazer o mesmo com o carro da McLaren de 2023, ele deve começar sua temporada de estreia em uma posição muito promissora.