México iniciou diálogo com Peru sobre asilo político a Pedro Castillo


O anúncio das conversas foi feito pelo secretário de Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, nesta quinta-feira (8), no Twitter.

“O Embaixador Pablo Monroy me informa de Lima que conseguiu se encontrar com Pedro Castillo no Centro Penitenciário às 13h20 [horário local, 18h20 GMT]. Encontrou-o fisicamente bem e na companhia de seu advogado. Castillo ratificou o pedido de asilo recebido pela Embaixada do México esta manhã (02:00). Iniciamos consultas com as autoridades peruanas”, disse Ebrard no Twitter.

Opositores de Pedro Castillo comemoram sua destituição do lado de fora da delegacia para onde ele foi levado, em Lima, Peru, na quarta-feira, 7 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 08.12.2022

Panorama internacional

O Peru normalizou a crise no Poder Executivo, diz especialista

O presidente mexicano, Andrés Manuel Lopez Obrador, revelou a intenção de Castillo em solicitar asilo político ao México durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta.
Obrador pediu que os direitos humanos de Castillo sejam respeitados e que a família do agora ex-presidente peruano seja protegida.
“Consideramos lamentável que, por interesses das elites económicas e políticas, desde o início da presidência legítima de Pedro Castillo, um clima de confronto e hostilidade tenha sido mantido contra ele, até que ele tenha sido levado a tomar decisões que serviram a seus adversários para consumar sua destituição”, afirmou o presidente mexicano.
Na quarta-feira, o então presidente peruano Pedro Castillo foi detido após destituição do cargo confirmada pelo Congresso da República.
O Judiciário peruano emitiu uma prisão preventiva de sete dias contra Castillo pelo suposto crime de rebelião após a tentativa de dissolver o Congresso.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores O Peru normalizou a crise no Poder Executivo, diz especialista
Próxima Em coletiva, Blinken diz que EUA poderão chamar Suécia e Finlândia ‘de aliados da OTAN’ em breve