No dia 13 de dezembro de 2021, a F1 se preparava para encerrar uma das temporadas mais ilustres de sua história, com uma disputa do início ao fim do campeonato entre Lewis Hamilton e Max Verstappen.
A etapa foi marcada por um série de polêmicas diante da última volta, na qual, após um período de safety car, Michael Masi, diretor de prova, permitiu que apenas os retardatários entre os dois postulantes ao título ultrapassassem o carro de segurança, assim, deixando Hamilton e Verstappen colados um atrás do outro. Com pneus novos, Max levou a melhor na disputa.
No podcast Beyond the Grid, Toto Wolff foi questionado o quanto o fato do ano anterior abalou a equipe. ”Abu Dhabi 2021 vai nos afetar por muito tempo, talvez para sempre”, respondeu o chefe da Mercedes.
”Acho que seguimos em frente. Max é um campeão merecedor, assim como Lewis era.” Wolff destacou que ambos estavam empatados na pontuação, portanto, o lema era “que o melhor vença”, mas o austríaco apontou que “esse não foi o caso.”
”Está definido. O campeonato está selado e concluído, não devemos continuar com isso. Max é um bicampeão mundial, um campeão merecedor. Erros foram cometidos, a FIA reconheceu e temos que seguir em frente.” No entanto, Wolff afirma que “isso não significa que esses momentos não voltarão à minha memória. A justiça desportiva é importante.”