F1: Ferrari vai manter o conceito de design para carro de 2023


O carro 2023 da Ferrari, com o nome do projeto ‘675’, permanecerá fiel ao conceito do F1-75, mas será mais rápido e confiável, segundo o ex-chefe da equipe, Mattia Binotto.

A Ferrari começou a temporada 2022, no início da nova era aerodinâmica de efeito solo da Fórmula 1, com o F1-75 apresentando uma lateral diferente de seus rivais. Vencendo duas das três primeiras corridas, Bahrein e Austrália, a abordagem do projeto foi considerada um sucesso.

No entanto, à medida que a temporada avançava, o F1-75 começou a perder terreno para o RB18 da Red Bull, a Ferrari ficando aquém na guerra de desenvolvimento, e com a Mercedes diminuindo a diferença na última parte da temporada.

Com apenas mais duas vitórias, Silverstone e Áustria, a Ferrari terminou a temporada como vice-campeã em ambos os campeonatos.

“Temos que nos concentrar em tornar o carro mais rápido e confiável”, disse Binotto em Abu Dhabi, quando ainda era o chefe da equipe, segundo o Formu1a.uno. “Essas são as chaves para lutar no topo durante toda a temporada.”

O então chefe da equipe, afirmou que a Ferrari não seguirá a Red Bull ou a filosofia lateral de qualquer outra equipe. “Não vamos copiar ninguém”, disse ele. “O F1-75 é um ótimo ponto de partida. Permaneceremos fiéis ao nosso conceito e tentaremos melhorar o desempenho em todas as áreas”, acrescentou.

A Ferrari também já afirmou que espera ter um motor mais confiável na próxima temporada, que permitirá operá-lo com potência máxima.

Embora inicialmente se pensasse que grande parte do fracasso da Ferrari no final da temporada em vencer uma corrida, foi devido à TD39, a Diretriz Técnica que a FIA introduziu no meio da temporada, para reduzir o ‘porpoising’ e limitar a quantidade que o assoalho de um carro pode flexionar, o jornalista italiano Leo Turrini, afirmou que o problema era o motor.

“Não é mais um mistério que a unidade de potência de Maranello nunca funcionou no nível máximo de potência. Provavelmente estamos falando de 25/30 cv a menos, ou 6/7 décimos por volta”, disse ele.

Falando sobre a confiabilidade precária da unidade de potência da Ferrari, ele explicou que a Scuderia optou em aceitar isso, para acertar de forma ‘significativa para o próximo ano’.

Agora resta ver se na próxima temporada, o motor da Ferrari realmente será mais confiável, e irá entregar toda a potência disponível.

 

 

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