CPI da Poluição Petroquímica cobra informações da Secretaria da Saúde sobre ações na região próxima ao polo


Richard Lourenço | REDE CÂMARA SP

Reunião da CPI da Poluição Petroquímica desta quinta-feira (8/12)

DANIEL MONTEIRO
DA REDAÇÃO

Na reunião desta quinta-feira (8/12) da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Poluição Petroquímica, os vereadores aprovaram requerimento cobrando informações da Secretaria Municipal da Saúde sobre as medidas adotadas e as datas de implementação dos trabalhos de campo do levantamento diagnóstico epidemiológico das doenças relacionadas à poluição petroquímica nos moradores da região próxima ao complexo industrial.

O compromisso de realizar o levantamento foi estabelecido por representantes da Saúde na reunião do dia 8 de setembro da CPI. “Nós aprovamos um requerimento perguntando em que pé está e qual foi o avanço das responsabilidades tomadas a partir do pacto [de realizar o levantamento] e do requerimento que fizemos aqui”, justificou o presidente da CPI, vereador Alessandro Guedes (PT).

Além do requerimento, o vereador também abordou os próximos passos da Comissão. “Nós devemos ter uma reunião com o prefeito Ricardo Nunes ainda neste ano. É uma reunião muito importante para poder fechar este ano com ações positivas da nossa CPI, porque precisamos que ele estabeleça uma relação e um diálogo com o governador eleito Tarcísio de Freitas, porque a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) é um órgão estadual, então precisamos da boa vontade deles em algumas questões. Então o prefeito precisa se comunicar, Executivo com Executivo, para que possamos avançar aqui”, explicou Nunes.

Também participaram da reunião desta quinta-feira o relator dos trabalhos, vereador Marcelo Messias (MDB), e o vereador Xexéu Tripoli (PSDB), membro do colegiado. A íntegra da reunião está disponível no vídeo abaixo:

Sobre a CPI

A CPI da Poluição Petroquímica busca investigar denúncias sobre a poluição e a contaminação ambiental no entorno do Polo Petroquímico que supostamente vem prejudicando a saúde de moradores de bairros da zona Leste da capital localizados próximos ao Polo.

Denúncias

É importante ressaltar que a CPI da Poluição Petroquímica tem um canal específico para coletar contribuições e manifestações das pessoas que vivem nos bairros do entorno da petroquímica que sofrem consequências da poluição, com o objetivo de subsidiar as investigações da Comissão.

A população pode fazer denúncias sobre a poluição, trazer informações sobre questões de saúde dos moradores dos bairros vizinhos e apresentar sugestões para redução da poluição pelo e-mail cpi-poluicaopetroquimica@saopaulo.sp.leg.br ou neste link.

Anteriores Comissão de Finanças da Alesp dá aval às contas do governo estadual referentes a 2021
Próxima Entre canhões e veículos de transporte, Brasil doa 21 blindados usados ao Exército do Uruguai