Moção homenageia 40 anos da Pastoral da Juventude de SC


A Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado Padre Pedro Baldissera (PT), homenageou, na tarde desta terça-feira (6), os 40 anos da Pastoral da Juventude de Santa Catarina. A secretária regional da entidade, Lara Kathelen Rocha dos Santos, recebeu a moção de aplauso.

O parlamentar lembrou do momento político que o país atravessava na criação da Pastoral. “No fim dos anos 1970 e início dos anos 1980 víamos o despertar das questões sociais, ambientais e humanas, que culminaram com grandes mobilizações onde a juventude foi a protagonista. Os jovens lideraram os enfrentamentos necessários em defesa das minorias, dos indígenas, dos negros e dos assalariados.”

Padre Pedro informou que, nesta época, era seminarista em São Paulo, onde presenciou a força da juventude nas mobilizações na periferia da cidade.

Ao enfatizar que falava em nome de cada jovem catarinense, Lara agradeceu a honraria. “É uma motivação para continuarmos a formação de lideranças jovens da Igreja, com o símbolo da cruz peregrina atuando em favelas, comunidades indígenas, comprometidos com o evangelho.”

Ela relatou que no dia 6 de novembro, em São José, os 40 anos da Pastoral da Juventude de Santa Catarina foram comemorados com a presença de mais de 500 jovens, atingindo mais de 40 mil pessoas por intermédio das redes sociais.

Conselho Estadual da Juventude
A cerimônia contou com a presença do coordenador nacional da entidade, Gabriel Carlos de Souza. “Atuamos na formulação das políticas públicas da juventude brasileira e conseguimos, em 2016, com muita luta, criar aqui em Santa Catarina o Conselho Estadual da Juventude.”

Dentre entre outras conquistas da Pastoral Nacional, o dirigente cita a meia entrada para estudantes, a passagem intermunicipal e o estatuto da juventude.

Rubens Vargas
Agência AL

Anteriores Polícia Civil reúne gestores para troca de conhecimento na área de inteligência policial
Próxima Comissão de Finanças da Alesp analisa nesta quarta, 7, prestação de contas do Governo de 2021