O ano da Red Bull em 2022 foi de sucesso com o pentacampeonato de construtores e o bicampeonato de Max Verstappen. No entanto, o ano do time austríaco foi também marcado pela infração no teto orçamentário de 2021.
Na semana do GP de Singapura, em setembro, surgiram rumores na imprensa de que a Red Bull havia excedido os gastos no ano anterior, limitados em US$ 145 milhões [cerca de R$ 750 milhões].
Em outubro, após auditoria fiscal, a FIA confirmou as especulações e multou a Red Bull em US$ 7 milhões [R$ 37 milhões], e impôs um limite no desenvolvimento do carro de 2023.
O veredito da instituição acabou gerando discussões no paddock, Zak Brown e Toto Wolff afirmaram que a punição era muito branda. Pelo lado do time austríaco, Christian Horner afirmou que as declarações dos rivais estavam se tornando um ataque político à equipe.
“Somos uma equipe de corrida, não uma organização política”, destacou ao Motorsport. “Estamos focados nas corridas e somos competidores fortes, nos esforçamos, e é isso que as equipes fazem se quiserem ter sucesso. Infelizmente, este ano isso foi difícil às vezes”, argumentou o chefe da Red Bull.