Maior percentual do indicador desde 2014 – quando alcançou o patamar de 20% – a taxa de investimento do país atingiu 19,6% do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre deste ano (3T22), o que constitui avanço importante no comparativo anual, pois em igual período de 2021, esta foi de 19,4%. As informações são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O resultado do 3T22 só não é maior do que o registrado em igual trimestre de 2019 e no 3T12, quando a taxa de investimento chegou a 21,5% do PIB, mas confirma a previsão feita pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, em maio deste ano, de que a taxa se aproximaria de 20%, a reboque do ‘desempenho do setor privado nacional’.
Calculada pela proporção entre a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) e o Produto Interno Bruto (PIB), a taxa de investimento apresentou avanço de 0,4% no 3T22, em relação ao trimestre anterior (2T22) para uma alta de 2,8% da formação bruta de capital, no mesmo comparativo trimestral.
Por definição, a FBCF reflete a ampliação da capacidade produtiva futura da economia, por meio de investimentos correntes em ativos fixos, ou o quanto as empresas ampliaram seus bens de capital, tendo em vista obter maior crescimento da produção.
Fonte: capitalist