Blinken: EUA trabalham em alternativa para designar Rússia como ‘patrocinadora do terrorismo’


26265291

O governo dos EUA está trabalhando com o Congresso para encontrar alternativas para reconhecer a Rússia como um “Estado patrocinador do terrorismo”, a fim de evitar implicações financeiras, disse o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, neste domingo (4).
“Estamos constantemente analisando diferentes medidas que podemos tomar para, conforme necessário, aumentar a pressão [sobre a Rússia]. Estamos trabalhando com o Congresso agora em uma legislação que nos ajudaria a contornar alguns dos desafios de usar a designação de ‘Estado patrocinador do terrorismo’ , que como você [âncora do jornal] disse tem algumas consequências monetárias. Estamos trabalhando com o Congresso no caminho a seguir para chegar ao mesmo lugar”, disse Blinken à CNN.
No dia 27 de julho, o Senado dos EUA aprovou uma resolução pedindo ao Departamento de Estado dos EUA que reconhecesse a Rússia como um Estado patrocinador do terrorismo devido aos eventos na Geórgia, Síria, república da Chechênia e Ucrânia. Em setembro, a Casa Branca disse que o governo dos EUA havia tomado a decisão final de não rotular a Rússia como tal.
Designar a Rússia como Estado patrocinador do terrorismo não vai ajudar a resolver todos os problemas na Ucrânia e deve tornar mais difícil a entrega de ajuda humanitária ao país, de acordo com o coordenador de comunicações estratégicas do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby.
Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA, fala em coletiva de imprensa durante encontro de responsáveis pelas Relações Exteriores da OTAN no Palácio do Parlamento, Bucareste, Romênia, 30 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 02.12.2022

Anteriores Corrida De Cara Limpa Contra as Drogas reúne mais de 900 atletas na Capital
Próxima Sub-16 do Cuiabá embarca para Maringá para a disputa da MGF Cup