Catar pressionou Hamas para manter ‘Gaza quieta’ durante Copa do Mundo, diz Mídia


26249691-1

De acordo com um relatório citado pelo The Times of Israel, o Catar pressionou fortemente o Hamas – que governa a Faixa de Gaza – para “ficar quieto” enquanto o país do Oriente Médio sedia a Copa do Mundo.
Segundo a mídia, o enviado catariano à região, Mohammad al-Emadi, disse ao Hamas para manter a calma até o final do torneio. Al-Emadi foi no início do evento a Gaza e depois retornou a Doha, disse o documento. O Catar apoia financeiramente e tem fortes laços com o grupo palestino.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram um incêndio em uma das instalações da Copa do Mundo do Catar - Sputnik Brasil, 1920, 26.11.2022

O Estado catariano também tem laços com Israel, mas de forma mais distante, uma vez que os dois países não compartilham relações diplomáticas formais. Ainda segundo o jornal israelense, os catarianos também tentaram comunicar a mensagem à Jihad Islâmica Palestina.
Autoridades israelenses temiam que o Hamas e outros grupos lançassem foguetes no início desta semana, depois que dois terroristas importantes foram mortos em confrontos na Cisjordânia, incluindo um alto comandante de campo da Jihad Islâmica.
Mas, segundo a mídia, as tensões não estão tão elevadas. A Copa do Mundo acaba no dia 18 de dezembro.
Anteriores Jovem morre atingida por hélice de barco ao pular na água
Próxima Catar pressionou Hamas para manter 'Gaza quieta' durante Copa do Mundo, diz Mídia