Embora a Ferrari ainda afirme não ter um piloto número um, está claro para o mundo que Charles Leclerc é o líder na equipe italiana. O monegasco teve um desempenho muito melhor do que o companheiro de equipe Carlos Sainz em 2022. Em conversa com a Auto, Motor und Sport, Leclerc comentou o assunto.
Sainz ingressou na equipe Ferrari em 2021, e conseguiu superar Leclerc na classificação final em sua primeira temporada na Scuderia. Este ano, os papéis se inverteram. Enquanto o monegasco esteve na disputa pelo título com Max Verstappen na primeira metade da temporada, Sainz teve que assistir de longe. O espanhol simplesmente não foi rápido o suficiente para se juntar à disputa.
Falando ao AMuS, Leclerc disse que adotou uma abordagem diferente em 2022. Não apenas muita coisa mudou na Fórmula 1 com os novos regulamentos, mas Leclerc também fez seus próprios ajustes.
“Mudei algumas coisas. A forma como trabalho, a forma como me disciplino em casa. Foi um pouco ‘freestyle’ no ano passado. Quando estava em casa, fazia mil coisas. Para ser sincero, em 2021 estava muito cansado do meio da temporada até o fim. Isso me afetou e afetou o desempenho”, disse o piloto monegasco.
“Também é possível que esse carro atual seja mais adequado para mim. Fizemos um ótimo teste de pré-temporada. Tentamos todo tipo de coisa lá. Prestamos muita atenção em como posso pilotar o carro. Isso me permitiu começar a temporada em um nível bem alto, e pude me concentrar nos detalhes”, concluiu Leclerc.
O monegasco acabou terminando em segundo lugar no campeonato de pilotos. Sainz teve que se contentar com a quinta posição, com 62 pontos de diferença para seu companheiro de equipe.