O consultor da Red Bull Racing, Helmut Marko, está confiante de que o falecimento do proprietário da Red Bull, Dietrich Mateschitz, não vai afetar as equipes de Fórmula 1, AlphaTauri e Red Bull Racing. O próprio austríaco também tem ambições de continuar na F1, mas não a qualquer custo.
Durante o final de semana do GP dos EUA este ano, foi anunciado o falecimento do fundador da Red Bull, Mateschitz, que estava doente há algum tempo. A equipe conquistou o título no campeonato de construtores naquele fim de semana pela primeira vez desde 2013, depois que Verstappen conquistou seu segundo título de pilotos pouco antes, no GP do Japão.
Segundo Marko, porém, não existe motivo de preocupação com o futuro da marca na F1. “Existe um compromisso geral de ambos os acionistas de que, do ponto de vista de marketing, a Fórmula 1 é o instrumento mais forte, e isso não é questionado. Segundo os acionistas, não há planos de venda da AlphaTauri. Eles querem continuar o que Didi Mateschitz criou como equipe júnior”’, disse Marko ao Speedweek.com.
Aos 79 anos, Marko não é exatamente um jovem, e o ex-piloto de F1 ainda não pensa em se aposentar, mas afirma que algumas condições devem permanecer ideais. “Se a atmosfera não combinar mais comigo, então não será mais um problema para mim. Posso sair de hoje para amanhã. Mas o fogo ainda está queimando”, acrescentou o experiente consultor da Red Bull.
Esses comentários de Marko ocorrem após alguns boatos que circularam antes mesmo do falecimento de Mateschitz. No início de 2022, com o fundador da Red Bull já debilitado por sua doença, surgiram relatos que ele poderia vender a equipe AlphaTauri.
Como se sabe, isso não ocorreu, e agora Marko reforçou também que não vai acontecer. Pelo menos não em um futuro próximo.