Comissão Europeia atualiza regras sobre drones e criará ‘rótulo europeu confiável’ para equipamento


26179748

Nesta terça-feira (29), a Comissão Europeia atualizou as regras sobre drones em uma tentativa de impulsionar o mercado comercial do equipamento em rápido crescimento, enquanto trabalha em medidas para combater “o uso malicioso de drones” em um futuro próximo, segundo a Reuters.
Segundo analistas, Estados Unidos, Israel, China e Turquia são os quatro maiores produtores mundiais de drones.
“Acreditamos que, se nossa estratégia for implementada adequadamente, o mercado de drones pode valer € 14,5 bilhões [R$ 79,4 bilhões] até 2030. Também pode criar 145.000 novos empregos na União Europeia”, disse Adina Valean, comissária de transportes do bloco em entrevista coletiva hoje (29).
Os drones são cada vez mais usados ​​na agricultura, meio ambiente, vigilância, planejamento urbano, segurança e guerra, levantando preocupações sobre ruído, segurança e privacidade.
Novo drone furtivo de combate da Turquia, o Bayraktar Kizilelma - Sputnik Brasil, 1920, 22.11.2022

A Comissão Europeia disse que são necessárias medidas para combater o uso malicioso de drones porque “eles são vulneráveis ​​a hackers e ao uso indevido“. As regras atualizadas também destacam áreas para sinergias entre drones civis e de defesa, relata a mídia.
Militares ucranianos desempacotam remessa de mísseis antitanque Javelin, dos EUA, em 11 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 26.11.2022

Ao mesmo tempo, o órgão Executivo da UE disse que estabelecerá critérios para um rótulo europeu de drone confiável para permitir que os usuários operem esses drones com segurança e confiança.
Anteriores Apoio do partido a Lira 'já está explícito', diz líder do PT na Câmara; jornal estima 400 votos
Próxima Após críticas, Eduardo Bolsonaro diz que foi ao Catar entregar pen drive sobre 'situação do Brasil'