F1: Vettel revela o maior “talento natural” contra qual ele já correu


Este ano Sebastian Vettel se despediu da F1. Após 15 temporadas e quatro títulos mundiais, o alemão anunciou sua aposentadoria em 2022. Recentemente, falando no podcast Beyond the Grid, ele revelou que considera seu ex-companheiro de equipe, Kimi Raikkonen, o “maior talento natural” contra qual ele competiu.

Vettel teve alguns companheiros de equipes diferentes durante sua carreira. Em sua passagem pela Ferrari, ele foi companheiro de Raikkonen de 2015 a 2018. A dupla venceu nada menos que 14 GPs, garantindo o vice-campeonato para os italianos nos quatro anos em que fizeram parceria.

No geral, era uma colaboração harmoniosa, exceto pelo GP de Singapura de 2017, quando os companheiros de equipe juntos à Max Verstappen bateram na curva 1. Foi a primeira vez na história que os dois carros da Ferrari foram eliminados na primeira curva. No entanto, segundo Raikkonen, foi um incidente de corrida sem más intenções, deixando claro que ele e Vettel sempre tiveram “um bom relacionamento”.

Ainda assim, eles não foram capazes de somar mais títulos para a Scuderia, sendo Raikkonen a vencer a último ainda em 2007 quando foi P1 no campeonato.

Falando sobre seus companheiros de equipe, Vettel que já fez parceria com Max Weber, Daniel Ricciardo, Charles Leclerc, entre outros, considera Kimi como o mais talentoso deles. No podcast, ele disse: “Acho que Kimi é realmente o maior talento natural que já encontrei.

“Apenas em termos de velocidade pura, eu acho. E isso aparece no carro, obviamente, mas também em qualquer outro tipo de carro.

“Acho que trocando – se houvesse uma disciplina de trocar de carro todos os dias – depois de 10 dias eles estaria ultrapassando todo mundo, porque ele é [um talento] natural, não leva tempo para se adaptar ao carro, ao que o carro exige.

“O que o carro pede dele, ele faz naturalmente. Se você der um volante a ele, ele sabe o que fazer, em algumas situações para muitos pilotos é necessário tomar medidas, mas para ele é natural.”

O alemão ainda revelou sobre sua relação com o campeão mundial de 2007.

“Ele me surpreendeu desde o primeiro aperto de mão porque me olhou nos olhos.

“Nós pilotos, muitas vezes estamos ‘ausentes’, com a nossa cabeça no momento de uma performance. Ele, por outro lado, imediatamente teve grande respeito por mim.

“Nunca teve uma discussão entre nós dois porque erámos sempre diretos. Se batíamos um no outro, conversávamos sobre isso, consertávamos o que havia acontecido, talvez riamos disso.

“Nunca houve dúvida de que algo poderia abalar ou desestabilizar o, não quero dizer vínculo, mas o relacionamento que tínhamos. Com as pessoas, acho que Kimi tem sido excepcional.”

Essa não foi a primeira vez que Vettel falou de seu ex-companheiro de equipe, no passado ele já havia dito: “Grande respeito. Não acho que você possa ter uma discussão ou um problema com Kimi. Se você fizer isso, o problema não é ele, o problema é você.”

Anteriores F1: Brawn não descarta possibilidade de sprint race em todos os finais de semana
Próxima Polícia Civil efetua prisões em Canoinhas e Bela Vista do Toldo em investigação de furto em empresa