F1: Norris afirma que carro da McLaren tem o ‘mesmo problema há anos’


Lando Norris ficou muito frustrado pela McLaren não ter superado a Alpine no campeonato de construtores em 2022, e o britânico culpou a falta de aderência dianteira de seu MCL36 por isso, afirmando que esse ‘é um problema que eles têm há anos’.

A McLaren e a Alpine lutaram pela quarta posição no campeonato de construtores em 2022, com as duas equipes chegando a ficar empatadas em pontos no meio da temporada.

No final, foi a Alpine que conseguiu ficar com o P4 entre as equipes, com 14 pontos de vantagem sobre a McLaren, em um placar de 173 pontos para a equipe francesa, contra 159 da britânica.

O piloto da McLaren, Norris avalia que as chances da equipe em garantir o ‘melhor do resto’, foram prejudicadas por um carro que não tem aderência dianteira suficiente.

“É o nosso carro”, disse ele à Sky Sports. “As características do carro. As coisas com as quais lutamos, o carro não tem frente suficiente. Para mim, tudo que eu preciso é a frente. Não preciso de uma traseira forte. Mas quando estou na frente, podemos ser rápidos.”

“Assim que destruímos os pneus dianteiros, ficamos meio segundo ou um segundo atrás. Portanto, é apenas a característica da qual o carro depende demais. Mas nós sabemos de tudo isso. Nós sabíamos disso, é algo que já temos por anos, infelizmente, e é nosso trabalho nos livrar disso para a próxima temporada”, afirmou o britânico.

Norris encerrou a temporada com um P6 no GP de Abu Dhabi, com o piloto também conquistando o ponto da volta mais rápida da corrida, com seu companheiro de equipe Daniel Ricciardo no P9, em sua última corrida com a McLaren.

“Para ser honesto, P6, volta mais rápida também, o que deve significar que não foi ruim, e estou feliz. Acho que terminamos a temporada em alta. Eu dei ao time uma boa quantidade de energia para ir para o intervalo entre as temporadas.”

“Estivemos perto, mas simplesmente não tivemos a corrida mágica de que precisávamos para ficar à frente da Alpine no campeonato, mas terminamos onde merecíamos”, disse Norris.

“Foi provavelmente um dos nossos melhores finais de semana em termos de ritmo real para os líderes em Abu Dhabi. Portanto, há aspectos positivos. Acho que toda a temporada foi de altos e baixos. Certamente não foram ‘altos’ suficientes”, concluiu Norris.

O resultado no campeonato de pilotos para os dois da McLaren, foi um razoável P7 para Norris, com 122 pontos, e um decepcionante P11 para Ricciardo, com apenas 37 pontos.

 

 

 

Anteriores F1: Verstappen agradece Honda por motor muito forte em 2022
Próxima Polícia Civil de SC participa do Encontro Nacional de Tecnologias e Inteligência para líderes gestores