O piloto da Ferrari, Charles Leclerc, afirmou que a perda de uma vitória quase certa em sua corrida em casa em Mônaco, foi o momento mais difícil para ele na temporada 2022.
Leclerc liderava em condições de chuva no Principado em maio, mas enquanto alguns pilotos mudaram direto dos pneus de chuva para os slicks, na parada de Leclerc foram colocado pneus intermediários, o que obrigou o monegasco a fazer uma parada extra apenas três voltas depois para colocar pneus slick.
Isso o derrubou da liderança para a quarta posição em sua corrida em casa, terminando fora do pódio em um dia extremamente decepcionante para o piloto monegasco.
Ele desabafou no rádio da equipe no final da corrida, dizendo: “Sem palavras. A temporada é longa, mas não podemos fazer isso.”
Falando em uma entrevista ao L’Equipe na França, Leclerc foi questionado sobre o que sentiu como sendo o pior momento, entre seus próprios erros em Ímola e Paul Ricard, ou os erros estratégicos da equipe que lhe custaram a vitória em Silverstone e Mônaco, ao que ele respondeu: “Não é uma pergunta fácil de responder porque ambos foram difíceis.”
“Na França eu perdi 25 pontos e isso não foi bom. Especialmente naquele ponto da temporada, ainda estávamos na disputa pelo campeonato e isso doeu. Os outros erros, aqueles que você não pode necessariamente controlar, não são fáceis de conviver”, disse o piloto da Ferrari.
Em Mônaco este ano, Leclerc estava na liderança quando ocorreu o erro de estratégia da equipe, e ele considera que perder a corrida em casa foi o momento mais difícil para ele lidar pessoalmente em 2022.
“Realmente não foi fácil, mas Mônaco, para mim, continuará sendo o momento mais doloroso. Mais um GP em casa em que não fui bem”, disse ele. “Infelizmente, algo sempre acontece comigo em Mônaco e este ano não foi exceção.”
“Principalmente porque havíamos conseguido fazer bem a parte mais difícil, a largada na chuva, mas fazendo escolhas erradas, infelizmente perdemos a vitória”, concluiu o monegasco.