Vaticano expressa ‘surpresa e pesar’ após acusar China de violar pacto de bispos


26137582

Neste sábado (22), o Vaticano acusou a China de violar um pacto bilateral sobre a nomeação de bispos ao instalar um bispo em uma diocese não reconhecida pela Santa Sé.
Em um comunicado publicado hoje (26) e divulgado pela Reuters, a instituição religiosa expressou “surpresa e pesar” após o bispo de outra cidade ser nomeado bispo auxiliar em Jiangxi.
Segundo a nota, Jiangxi não é reconhecida como diocese pelo Vaticano, o qual acrecentou que a nomeação não “se encaixa no espírito de diálogo” com o qual ambos os lados concordaram em 2018.

Sem dar mais detalhes, o comunicado afirma que o encaminhamento do novo membro seguiu “forte pressão das autoridades locais”. O Vaticano declarou que espera uma explicação das autoridades chinesas e que a expectativa é de que “episódios semelhantes não se repitam”.

A instalação não autorizada parece ser uma das violações mais graves de um acordo de 2018 entre o Vaticano e Pequim sobre a nomeação de bispos.
Em outubro, os dois lados renovaram por mais dois anos o pacto sobre a nomeação de bispos que causa polêmica entre os próprios membros da igreja desde que foi implementado há quatro anos atrás, conforme noticiado.
Anteriores Junto com os EUA, Japão prepara ‘estratégia de contra-ataque’ contra bases inimigas, relata mídia
Próxima Especialista: França tem seus interesses no Mali, não pensa nada sobre a segurança dos locais