Falece Vladimir Makei, chanceler de Belarus


Morreu Vladimir Makei, ministro das Relações Exteriores de Belarus, escreveu neste sábado (26) a agência belarussa BelTA.
“Faleceu repentinamente Vladimir Makei, ministro das Relações Exteriores de Belarus”, informou a BelTA, citando Anatoly Glaz, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do país.
Makei tinha agendadas na segunda-feira (28) conversas com Sergei Lavrov, seu homólogo da Rússia.
Makei ocupava o cargo de chanceler de Belarus desde 2012. A partir de 1980 ele fez serviço militar na URSS e Belarus e participou de várias estruturas estatais e diplomáticas de Minsk.
Posto de controle interestadual na fronteira entre Belarus e Ucrânia. Aleksandrovka, 23 de março de 2017 - Sputnik Brasil, 1920, 04.11.2022

Panorama internacional

Controle fronteiriço de Belarus intercepta drone ucraniano a 1 km da fronteira entre os países

No final de setembro Vladimir Makei acusou os países ocidentais de terem provocado o conflito na Ucrânia, citando o alargamento da OTAN e a recusa das propostas de segurança da Rússia no final de 2021. Para ele, o Ocidente usa o sangue de Kiev como um instrumento contra Moscou.
“Estamos convencidos de que, tanto o cessar-fogo quanto a resolução pacífica estratégica abrangente da situação em torno da Ucrânia no amplo contexto da segurança regional e global, só podem ser alcançados à mesa de negociações. Não há alternativa às negociações. Caso contrário, todos nós teremos um novo, um terceiro Versalhes”, defendeu ele na época.
Trata-se de uma referência ao controverso tratado de paz de 1919, após a Primeira Guerra Mundial, assinado entre os vitoriosos países da Entente e a Alemanha. Ele é considerado por muitos historiadores como base para a Segunda Guerra Mundial.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Pão e circo: ossos de animais e restos de comida são descobertos no Coliseu de Roma (FOTOS)
Próxima Rússia: EUA transferem biolaboratórios para outros países, incluindo Ucrânia, por risco de acidentes