A cartunista brasileira Mary Cagnin acusou a Netflix de plagiar sua HQ Black Silence, publicada em 2016, para produzir a série de grande sucesso 1889. Em sua rede social, Mary Cagnin apontou semelhanças entre as duas obras.
“Em 2017, fui convidada pela embaixada brasileira a participar da Feira do Livro de Gotemburgo, uma feira internacional muito famosa e influente na Europa. Participei de painéis e distribuí o quadrinho Black Silence para inúmeros editores e pessoas do ramo. Não é difícil de imaginar o meu trabalho chegando neles. Eu não só entreguei o quadrinho físico como disponibilizei a versão traduzida para o inglês”, disse Mary Cagnin.
“Já chorei horrores. Meu sonho sempre foi ser reconhecida pela meu trabalho nacionalmente e internacionalmente. E ver uma coisa dessas acontecendo realmente parte meu coração. Sabemos que no Brasil temos poucas oportunidades para mostrar nosso trabalho e ser reconhecido por ele”, disse a cartunista brasileira no Twitter.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
–>
<!–
–>
Mary Cagnin divulgou um link em que sua HQ pode ser lida e pediu aos leitores que a ajudem a coletar mais similaridades entre a obra e a série.
A brasileira ainda disse que vai se informar sobre os procedimentos que pode tomar em relação à situação.
ESTOU EM CHOQUE.
O dia que descobri que a série 1899 é simplesmente IDÊNTICO ao meu quadrinho Black Silence, publicado em 2016.
Segue o fio. pic.twitter.com/1deBicrBeQ
— Just Mary (@marycagnin) November 20, 2022
Fonte: gazetabrasil