Fundamental no âmbito hospitalar, o setor de Psicologia do Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto-Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho” – HMC atua no apoio emocional de pacientes, familiares e colaboradores. As equipes da psicologia se dividem para a realização dos atendimentos assistenciais (para pacientes internados e seus familiares), ambulatoriais (pacientes encaminhados via Central de Regulação) e do trabalhador (para os colaboradores do HMC).
A psicologia assistencial é composta por 19 psicólogos, que oferecem atendimentos 24 horas. Segundo a responsável técnica do setor, a psicóloga Anna Karoliny, os atendimentos são realizados aos pacientes e familiares que se encontram hospitalizados no HMC, esse contato com o paciente é através da busca ativa, solicitação da equipe multiprofissional, família ou do próprio usuário. “Cada psicólogo fica responsável por um setor do hospital, para que os pacientes e familiares recebam o atendimento psicológico durante a internação. O intuito é minimizar os possíveis sofrimentos durante a hospitalização”, informou.
“A nossa atuação é através do acolhimento, apoio e validação dos sentimentos apresentados pelos pacientes e familiares, ter uma relação empática e de apoio que permita o fortalecimento efetivo no enfrentamento da doença e do tratamento, assim como no manejo de esclarecimento de dúvidas, podendo esta atuação ocorrer de forma individual ou grupal”, destacou Anna.
De janeiro a julho deste ano, a psicologia assistencial do HMC realizou 6.282 atendimentos. Deste quantitativo foi realizado acolhimento, avaliação psicológica, acompanhamento psicológico, comunicação de notícias, discussão de caso, produção de documentos e visita humanizada.
Já a psicologia do trabalhador é composta por três profissionais psicólogas. A responsável técnica do setor, psicóloga Jucélia Rocha, enfatiza que o atendimento é realizado ao colaborador mediante a procura e interesse pelo atendimento. Caracterizado como urgência ou por agendamento prévio.
“É preciso atenção redobrada para a promoção da saúde mental, principalmente dos colaboradores, que estão trabalhando diretamente com pacientes. Esse serviço ofertado pelo HMC é de forma gratuita”, revelou Jucélia. O serviço de psicologia para os colaboradores está disponível das 07h às 00h. “É um setor inteiramente sigiloso, não havendo qualquer tipo de compartilhamento de informações”, completou.
De janeiro a junho foram 630 atendimentos realizados. Sendo 45% dos casos relacionados ao transtorno de ansiedade, 32% por motivo de depressão, 11% burnout, 11,5% colaboradores passando pelo processo do luto e 5% com outras doenças mentais e emocionais.
No ambulatório do Hospital Municipal de Cuiabá, duas psicólogas atendem pacientes encaminhados via Central de Regulação. A psicóloga Lais Borba atua com os atendimentos de psicoterapia de orientação teórica psicanalítica para adolescentes e adultos. “O HMC fortalece o trabalho de saúde mental para os usuários do Sistema Único de Saúde- SUS, possibilitando aos cidadãos, o acesso ao serviço psicológico e psicanalítico público gratuito de qualidade. Este trabalho é de grande valia, constantemente pacientes relatam que o tratamento ajuda no processo de análise da escuta e a encontrar saídas para lidar com situações que causam sofrimento ”, ressaltou. De janeiro a junho de 2022 a profissional realizou 519 atendimentos no ambulatório da unidade hospitalar.
A neuropsicóloga e especialista em Terapia ABA, Telma Cristine, também atua no ambulatório do HMC. Segundo ela, o atendimento da saúde mental infantojuvenil proporciona um acolhimento humanizado que está além do consultório. “Essa atenção e cuidado se estendem à família, contexto escolar e sociedade em que o paciente está inserido”, pontuou. De janeiro a junho de 2022 a profissional realizou 708 atendimentos no ambulatório da unidade hospitalar.
O paciente Jorge Luiz Ribeiro, que ficou internado para tratar queimaduras de 2º e 3º graus, elogiou o atendimento psicológico recebido. “Meu pai faleceu enquanto eu estava internado no HMC, foi muito doloroso, mas a psicóloga me ajudou neste momento difícil. Agradeço muito o apoio, atenção e carinho. Achei extremamente importante esse cuidado comigo”, destacou.
Para Paulo Rós, diretor-geral do HMC, a gestão Emanuel Pinheiro oferece todo o suporte necessário para aqueles que necessitam de um acompanhamento psicológico. “Promover a saúde emocional e mental de todos, está alinhado ao conceito de humanização da administração municipal e da direção do Hospital Municipal de Cuiabá, por isso nossos colaboradores e os usuários do Sistema Único de Saúde – SUS têm acesso aos serviços de atendimento psicológico”, enfocou.
Ao todo foram realizados 8.139 atendimentos psicológicos no primeiro semestre de 2022. Os dados representam os atendimentos das equipes de psicologia assistencial, ambulatorial e do trabalhador, do Hospital Municipal de Cuiabá “Dr. Leony Palma de Carvalho”.