F1: Todas as sequências de Hamilton chegaram ao fim em 2022


Em 2022, Lewis Hamilton pode ter tido sua pior temporada na F1 até hoje. Ele saiu deste campeonato sem uma única vitória ou pole position, além de ter terminado em sexto lugar na classificação de pilotos. Assim, vários recordes chegaram ao fim para o britânico.

O atual heptacampeão mundial estreou em 2007 com a McLaren, e logo de cara conseguiu vencer quatro corridas. Desde então, Hamilton nunca tinha passado uma temporada sem vencer ao menos um GP, nas 14 temporadas que se sucederam. Neste ano isso não aconteceu. A Mercedes, que foi campeã de construtores consecutivamente desde 2014, teve apenas uma vitória nesta temporada, entretanto, não com Lewis. George Russell conquistou no Brasil sua primeira vitória na F1, e a única da equipe alemã nesta temporada. Assim, Hamilton agora fica empatado com Michael Schumacher, tendo vencido ao menos uma corrida por temporada por 15 anos seguidos.

Além de não ter conquistado uma vitória, o sete vezes campeão do mundo também ficou sem pole positions. Hamilton tem o recorde de 103 poles na carreira, e ao menos uma em cada temporada que participou. Entretanto, este é outro recorde que chega ao fim, pois em 2022 ele não conseguiu largar do P1. A única pole da Mercedes este ano foi marcada por Russell no GP da Hungria.

Antes da temporada deste ano, o pior lugar de Hamilton no campeonato de pilotos havia sido o quinto lugar, que aconteceu em 2009 e 2011. Entre 2014 e 2021, ele sempre terminou em primeiro ou segundo na classificação, mas fora dos cinco primeiros, nunca havia acontecido. Neste ano, ele terminou em sexto, atrás de Carlos Sainz, da Ferrari, depois de ter que abandonar a última corrida de 2022.

O próximo dado não é um recorde, mas uma estatística. Este ano, é a primeira vez desde 1991 sem uma vitória de Hamilton ou Schumacher na F1. Isso mostra a dominância dos dois heptacampeões na categoria. Schumacher venceu uma corrida pela última vez em 2006, e desde então Hamilton venceu ao menos uma corrida por ano.

Por fim, pela primeira vez Lewis foi derrotado por um companheiro de equipe que não é campeão mundial. Em 2011, o britânico foi derrotado pela primeira vez por seu companheiro de equipe, Jenson Button, campeão mundial de 2009. Depois disso, ele só foi derrotado por Nico Rosberg em 2016, que venceu o campeonato mundial daquele ano. Esta é a primeira vez que ele é derrotado por alguém que nunca venceu um mundial. Até então, ele conseguiu vencer Fernando Alonso, Heikki Kovalainen e Valtteri Bottas em todas as temporadas.

Anteriores F1: Schumacher informado de sua partida da Haas no saguão do hotel de Abu Dhabi
Próxima F1: Hakkinen elogia desempenho de Verstappen e da Red Bull em 2022