A dura disputa de Lewis Hamilton com Carlos Sainz da Ferrari, no início do GP de Abu Dhabi, e sua subsequente passagem pelas zebras no circuito Yas Marina, não contribuíram para o abandono do heptacampeão na última corrida da temporada, segundo o estrategista-chefe da Mercedes, James Vowles.
Hamilton foi ‘espremido’ por Sainz na entrada da curva 6 em Yas Marina, com o piloto da Mercedes saindo da pista e passando sobre as zebras de maneira dura, antes de retorna para a pista na curva 7.
Embora tenha voltado à frente de Sainz, Hamilton foi instruído a devolver a posição ao piloto da Ferrari, o que ele fez rapidamente, apenas para retomá-la imediatamente com a ajuda do DRS.
Mas enquanto Hamilton continuava, ele disse à Mercedes algumas vezes que ‘algo estava errado com o carro’, e que achava que o assoalho estava danificado. Algum tempo depois, ele abandonou.
Vowles foi questionado na coletiva da Mercedes em Abu Dhabi, se aquele incidente anterior com Sainz teve alguma influência no abandono do heptacampeão. “Resposta curta: não”, disse o estrategista-chefe. “Surpreendentemente, houve poucos danos no incidente da primeira volta.”
“O que aconteceu na verdade, foi uma perda de pressão hidráulica e não teve nenhuma relação ou influência com o incidente da primeira volta”, acrescentou.
Enquanto muitos dos outros pilotos optaram por estratégias de duas paradas, a Mercedes colocou Hamilton em uma única parada. Ele parou após 18 voltas com os pneus médios e trocou por um conjunto de Pirellis duros.
Para seu companheiro de equipe George Russell, a Mercedes optou por uma estratégia diferente, com duas paradas, com o jovem de 24 anos usando os pneus o médio-duro-médio.
Vowles explicou que, dada a luta da equipe com a Ferrari pelo segundo lugar entre os construtores, eles sentiram que a posição na pista seria vital.
“Nosso objetivo em Abu Dhabi era fazer tudo o que pudéssemos para realmente terminar em segundo lugar no campeonato de construtores”, disse ele.
“E para fazer isso tínhamos que terminar na frente da Ferrari. Mais fácil dizer do que fazer quando você se qualifica atrás deles, e quando nosso ritmo de corrida não estava lá. Mas vimos com Lewis que sua degradação foi realmente muito boa no stint dois da corrida, quando trocamos para o pneu duro.”
“No segundo stint a degradação com Lewis foi baixa como foi para alguns outros. Não foi igual para todos os carros, houve alguns carros com maior degradação e no caso de Lewis a parada única significou que ele iria ganhar posições na pista sobre Sainz e George.”
“Mas para nós realmente colocarmos um carro à frente da Ferrari, nossa única oportunidade era fazer aquela estratégia, mas o abandono de Lewis mudou as coisas”, finalizou Vowles.