A Secretaria Municipal de Educação promove neste mês de agosto, o 4º encontro formativo para coordenadores pedagógicos e professores que atuam no ciclo de alfabetização, 3ª infância (1º e 2º Ano) e meninice (3º Ano). A formação atende 793 profissionais da educação, sendo 97 coordenadores pedagógicos, 681 professores e 15 assessores do Ensino Fundamental de 80 unidades educacionais que desenvolvem o Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC), e da sede.
A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado explicou que o Programa de Alfabetização Cuiabano atende 19.843 estudantes matriculados na rede pública municipal de educação. “Nosso objetivo é assegurar a aprendizagem de todos os estudantes das turmas da 3ª infância e meninice com foco no desenvolvimento das habilidades leitoras e escritoras, visando o efetivo processo de alfabetização e letramento”, destacou a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado.
São muitos os desafios no processo de ensino e aprendizagem do sistema de escrita alfabética e habilidades leitoras nas turmas de alfabetização, desafios que exigem do professor uma prática baseada em diferentes metodologias que dêem conta da diversidade de níveis de desenvolvimento presentes em uma turma.
De acordo com a coordenadora técnica de Ensino, Elijane Gonçalves Lopes esses desafios se acentuaram após o período de pandemia em que as aulas ocorreram no formato não presencial. “Nosso foco neste momento é a recomposição das aprendizagens que requer um processo continuo de estudo dos docentes e uma proposta de formação que possibilite e expanda os conhecimentos relacionados à prática pedagógica’ salientou a coordenadora técnica, Elijane Gonçalves Lopes.
A assessora pedagógica responsável pelo Programa de Alfabetização Cuiabano, na Coordenadoria de Organização Curricular, Mirian Januário Oliveira Krummennuer explicou que a formação tem o compromisso de aprofundar conhecimentos e desenvolver um trabalho de qualidade que assegure o direito a aprendizagem de todos os estudantes. “A formação continuada dos professores e gestores pedagógicos é fundamental para uma prática que atenda às necessidades da contemporâneidade, com estudantes alfabetizados e letrados.”
Os estudos estão sendo conduzidos pela equipe da Aprender Editora sob a coordenação da professora especialista Solange Almeida que abordará o tema, ‘As perspectivas de Alfabetização Tradicional, Construtivista e Histórico-Cultural para compreensão critica de alfabetização e letramento’.
Serviço:
4º Encontro formativo para profissionais que atuam no ciclo de alfabetização – 3ª infância (1º e 2º Ano) e meninice (3º Ano)
Dias: 08 e 15/08/2022 – Estudo para os coordenadores – Todos no período vespertino no Hotel Fazenda mato Grosso. Das 14h às 17 h.
Dias: 09 a 12 e 16 a 19/08/2022 – Formação de professores nos períodos matutino e vespertino no Hotel Fazenda Mato Grosso.