Fernando Alonso se despediu da Alpine durante o GP de Abu Dhabi do último domingo. O espanhol havia ficado de fora da F1 em 2019 e 2020 e retornou à categoria com o time francês em 2021.
Após duas temporadas na Alpine, Alonso acredita que seu último ano na equipe francesa foi muito melhor do que quando iniciou os trabalhos.
“Nas últimas corridas, como México, Austin ou Brasil, acho que estou mais perto do nível de 2012 ou 2010, ou qualquer outra coisa do que no ano passado, quando não estava no controle de tudo”, disse o espanhol à BBC.
No próximo ano, o bicampeão terá um novo desafio pela frente com a Aston Martin, durante o período de pós-temporada, que está acontecendo no circuito de Yas Marina, Alonso afirmou que acredita em uma recuperação do time, que em 2022 acabou na sétima colocação do campeonato.
“Só continuo porque acredito que teremos uma chance. No próximo ano, reduzir a diferença não é [algo] realista, mas precisamos estabelecer a base para os carros futuros e trabalhar melhor do que os nossos concorrentes.”
Ainda, o espanhol contou sobre suas chances de voltar ao lugar mais alto do pódio, o que não acontece desde 2013: “Em última análise, vencer o campeonato é o que me motiva todos os dias, por isso [estou] ainda pensando que o terceiro [título] será possível um dia”, concluiu.