Durante a última etapa do ano, Sergio Pérez acabou perdendo a disputa do vice-campeonato para Charles Leclerc. A Red Bull optou por realizar duas paradas, enquanto a Ferrari foi para uma estratégia ousada de apenas um pit-stop.
Para Helmut Marko, não foram as duas paradas que prejudicaram Pérez, mas sim a disputa que o mexicano teve com Lewis Hamilton na volta 45, na qual o piloto da Red Bull precisava ser “pé em baixo” em P4 para alcançar Charles Leclerc em P2, porém acabou encontrando o carro 44 da Mercedes pelo caminho.
Sergio Pérez chegou a assumir o terceiro lugar de Hamilton na volta 45, mas em seguida o heptacampeão recuperou a posição. Na volta seguinte, o mexicano conseguiu ultrapassar de vez o W13.
“Foi apenas a manobra de ultrapassagem em Hamilton que Pérez perdeu tempo. Caso contrário, deveria ter sido o suficiente”, destacou Marko à Sky Sports.
Também, o consultor da Red Bull admitiu que o time austríaco ficou surpreso com a estratégia da Ferrari: “Ficamos surpresos que a Ferrari conseguiu fazer uma parada com Leclerc. Na verdade, isso não estava em nosso planejamento”, revelou Helmut, já que como o F1-75 ficou marcado pelo alto desgaste de pneus neste ano, era esperado que Leclerc fosse ao boxes duas vezes.