A poucos dias da realização do Encontro Municipalista Mato-grossense, a Associação Mato-grossense dos Municípios está intensificando a mobilização dos prefeitos para o evento, que será realizado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. O objetivo é debater o encaminhamento da pauta municipalista juntos aos Poderes Legislativo e Executivo e assegurar o apoio para a aprovação de projetos que beneficiem os municípios e contribuam para o atendimento de demandas da população. O evento contará com a participação de prefeitos de todo o estado, além de representantes do Governo de Mato Grosso, e das bancadas federal e estadual.
O presidente da AMM, Neurilan Fraga, destacou a importância da participação dos prefeitos para debater temas que repercutem diretamente nas administrações municipais. “Vamos tratar do encaminhamento da pauta municipalista, que inclui projetos de grande relevância para as gestões, que devem se planejar muito bem para enfrentar os desafios constantes, como a insuficiência de recursos para atender as demandas locais”, frisou.
A programação terá início na noite do dia 30 de novembro, na FATEC/SENAI, com a realização de palestra motivacional com a escritora e pesquisadora em comportamento humano Leila Navarro, além do lançamento do selo comemorativo dos 40 anos da AMM. A palestra também contará com a presença de primeiras-damas e gestores da área social dos municípios. No dia 1 de dezembro o evento com os prefeitos terá continuidade no auditório da AMM, onde os gestores vão se reunir com representantes do governo do estado, além de parlamentares das bancadas federal e estadual.
Durante o evento, a AMM vai apresentar aos representantes dos poderes Executivo e Legislativo, eleitos e reeleitos, demandas dos municípios junto ao Governo do Estado, Assembleia Legislativa e Congresso Nacional. O objetivo é assegurar o compromisso das autoridades no encaminhamento das principais demandas e projetos que repercutem nas administrações municipais.
A pauta nacional inclui vários projetos em tramitação no Congresso. Uma das principais demandas é a promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 122/2015, que proíbe criação de encargos para os entes municipais sem a devida previsão orçamentária. O movimento municipalista propõe um adicional de 1,5% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para dar condições aos municípios de arcar com o pagamento do piso da enfermagem. Também constam na pauta a questão das creches, após tese de repercussão geral definida pelo STF, e as propostas de Reforma Tributária, discutidas no Congresso, entre outros assuntos.
O evento contará com o apoio da Associação Para Desenvolvimento Social dos Municípios (APDM), do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado de Mato Grosso (Coegemas-MT), da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/MT) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/MT).
PROGRAMAÇÃO (SUJEITA A ALTERAÇÕES)
30 DE NOVEMBRO DE 2022 – 4ª Feira |
ABERTURA DO ENCONTRO MUNICIPALISTA MATO-GROSSENSE, COM PREFEITOS (AS), PRIMEIRAS DAMAS E CAVALHEIROS, E CONVIDADOS
LOCAL: Espaço da FATEC/SENAI – Av. XV de Novembro, 303, Porto
18h00 – Recepção dos Convidados e Abertura do Evento
18h30 – Apresentações Culturais
19h20 – Boas Vindas dos Presidentes da AMM, APDM, COEGEMAS, UNDIME E COSEMS
19h40 – Lançamento do Selo Comemorativo dos 40 anos da AMM
19h50 – Palestra Magna com a Palestrante Leila Navarro
(Convite Nominal endereçado ao Prefeito (a), Primeiras Damas e Cavalheiros e Autoridades)
21h00 – Confraternização de Encerramento do Ano com a Apresentação da Banda de Música do Município de Várzea Grande
01 DE DEZEMBRO DE 2022 – 5ª feira |
ABERTURA DAS ATIVIDADES DO ENCONTRO MUNICIPALISTA MATOGROSSENSE – “A FORÇA VEM DOS MUNICÍPIOS”
LOCAL: Auditório da AMM
08h00 – Reunião da Diretoria da AMM na Sala da Presidência;
08h30 – Cerimônia de Abertura / participação do Presidente da CNM;
09h00 – Painel: Congresso Nacional Municipalista;
Compromisso dos Deputados Federais (Reeleitos e Eleitos) e Senadores de Mato Grosso com as Pautas Municipalistas;
09h40 – Painel: Assembleia Estadual Municipalista;
Compromisso dos Deputados Estaduais de Mato Grosso com as Pautas Municipalistas;
10h20 – Painel sobre o Repasse do ICMS da Educação e da Saúde
11h00 – Painel: Compromisso Municipalista do Governo do Estado;
Governador Mauro Mendes e Secretários de Estado;
12h00 – Intervalo para Almoço
14h00 – Participação dos Prefeitos no Encontro dos Dirigentes Municipais de Educação/UNDIME no Hotel Fazenda Mato Grosso
Fonte: amm