F1 – Deus Salve o Rei e 20º britânico vencendo: estatísticas e dados do GP de SP


O final de semana do GP de São Paulo da F1 garantiu algumas boas emoções. Em Interlagos, George Russell garantiu sua primeira vitória da carreira e ajudou a Mercedes a encerrar jejum sem triunfos.

Com a vitória do jovem britânico, foi a primeira vez na história que a categoria tocou o hino Deus Salve o Rei. Elizabeth II tornou-se Rainha em 1952 e o primeiro inglês a vencer na categoria foi Stirling Moss em 1955.

Ainda, o jovem competidor tornou-se o 20º britânico diferente a figurar no degrau mais alto do pódio da F1. Além disso, essa foi a primeira vitória do carro #63, 44º número diferente a triunfar no certame.

Lewis Hamilton foi quem cruzou a linha de chegada na segunda colocação, assegurando uma dobradinha para a Mercedes, primeira desde o GP da Emília Romanha de 2020. Também é o primeiro 1-2 britânico desde Hamilton/Button no GP do Canadá de 2010.

Carlos Sainz recebeu a bandeira quadriculada na terceira colocação, alcançando seu pódio de número 15 na categoria e igualando as marcas de Thierry Boutsen e José-Frolian González. Essa também foi a terceira vez na história que o pódio contou com dois britânicos e um espanhol – as outras foram Canadá 2010 e Abu Dhabi 2011.

Charles Leclerc fez boa prova de recuperação no Brasil e terminou o dia em quarto, seu melhor resultado já conquistado em Interlagos – antes, era um quinto lugar. Em 5º, sse também foi o melhor resultado de Fernando Alonso no circuito desde o terceiro posto do GP do Brasil de 2013.

Ainda, pela primeira vez desde a abertura da temporada 2022 da F1 no Bahrein, nenhum piloto da Red Bull terminou no top-3 – Max Verstappen foi sétimo e Sergio Pérez, oitavo.

Anteriores F1: FIA justifica o motivo de Tsunoda não poder recuperar volta durante safety car em Interlagos
Próxima F1- Russell sobre ordens da Mercedes: “Sempre nos dizem que somos livres para correr”