F1: Gasly chamado pelos comissários e corre risco de mais pontos de penalidade


O francês Pierre Gasly, que está próximo de uma proibição de corrida devido aos seus pontos de penalidade, foi convocado pelos comissários após a corrida sprint do GP de São Paulo.

Gasly tem 10 pontos de penalidade em sua superlicença da FIA, com nenhum desses pontos podendo ser removido antes de maio de 2023. Com 12 pontos um piloto recebe uma proibição de participar da corrida seguinte à penalidade.

Como Gasly vai mudar para a Alpine na próxima temporada, corre o risco de ficar de fora de um dos primeiros GPs com sua nova equipe se cometer mais alguma infração.

Muitas pessoas cogitaram a possibilidade do atual piloto da AlphaTauri, acabar provocando uma penalidade no GP de São Paulo, pois assim sua proibição de corrida aconteceria ainda em sua equipe atual, no GP de Abu Dhabi. Caso isso acontecesse, os pontos seriam zerados e ele começaria na Alpine com a superlicença ‘limpa’.

Depois do final da corrida sprint hoje em Interlagos, Gasly e um representante da AlphaTauri foram chamados na sala dos comissários por uma ‘suposta falha em seguir as instruções do diretor de corrida e suposta violação do Artigo 12.2.1 do Código Esportivo Internacional da FIA, dirigir desnecessariamente devagar durante a volta de apresentação’.

Se a infração for confirmada e considerada grave o suficiente para merecer dois pontos de penalidade, isso significa que Gasly perderia o último GP da temporada em Abu Dhabi, no próximo final de semana.

Gasly terminou em 10º na corrida sprint de hoje, 34 segundos atrás do vencedor George Russell da Mercedes, e deve alinhar na mesma posição para o GP de domingo, caso não receba nenhuma penalidade.

O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’, diretamente de Interlagos, o GP de São Paulo da Fórmula 1 2022 com os jornalistas Gabriel Gavinelli e Nathalia De Vivo.

 

 

 

 

Anteriores Covid-19: governo do Rio recebe primeiras vacinas para bebês
Próxima F1: Russell ainda cauteloso para o GP de São Paulo