Peça concebida por um dos maiores expoentes das artes plásticas no país, Waltercio Caldas, serão oferecidas como homenagens pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e pelo CEO do GP São Paulo, Alan Adler
Uma obra de arte será entregue neste sábado (12) em Interlagos a personalidades relevantes na história da Fórmula 1 no país em comemoração aos 50 anos de Grandes Prêmios no Brasil. As homenagens serão prestadas a partir das 15h55 já no grid de largada da corrida Sprint.
Os homenageados são Bernie Ecclestone (ex-presidente da FOM), Tamas Rohonyi (promotor do GP no Brasil durante 40 anos), Stefano Domenicali (atual CEO da Fórmula 1), Emerson Fittipaldi (primeiro campeão mundial de F1 pelo Brasil, em nome de todos os pilotos brasileiros) e Reginaldo Leme (com 50 anos de jornalismo na F1, em nome da imprensa especializada) e Mohammed Bem Sulayem (presidente da Federação Internacional de Automobilismo), que será representado por Fabiana Ecclestone (vice-presidente da FIA para a América do Sul). O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e o CEO do GP São Paulo de F1, Alan Adler, entregarão as peças.
E para as homenagens, o carioca Waltercio Caldas, um dos maiores nomes das artes plásticas no Brasil, concebeu em um mês a peça de aço inoxidável “A Velocidade”, que será oferecida pela organização do GP São Paulo de F1 às personalidades.
O artista diz ter pensado a peça como algo se movimentando em alta velocidade. “Isolei essa imagem que também leva abstração e gravidade”, explica Waltercio Caldas. A galeria Almeida e Dale define o trabalho de Waltercio como “composições de fino ritmo visual, mas que também materializam conceitos abstratos como o tempo, o espaço e a dialética entre o real e o percebido”.
“A história dos 50 anos da Fórmula 1 no Brasil é resultado da paixão do povo brasileiro pelo automobilismo e do trabalho de algumas pessoas que dedicaram a vida a esse esporte. Para mim, é um grande privilégio poder homenagear algumas dessas personalidades com uma obra de um artista como Waltercio Caldas, afirma Alan Adler, CEO do GP São Paulo de F1.
A homenagem será feita no grid de largada, às 15h55, e às 16h30 será dada a largada da Sprint, disputa que Interlagos recebe pelo segundo ano consecutivo – foi a única pista de todo o calendário a manter a prova curta de 24 voltas e que define o grid de largada para a corrida principal de domingo.