F1 IN LOCO: GP de SP recebe primeiro evento de mulheres Girls on Track no Brasil


A semana do GP de São Paulo da F1 está recheado de grandes histórias. Na última quinta-feira (10), o Autódromo de Interlagos foi palco do primeiro evento do Girls on Track, dedicado exclusivamente para mulheres do automobilismo.

Em parceria da CBA [Confederação Brasileira de Automobilismo] e a Comissão de Mulheres no Automobilismo da FIA [no Brasil, Fabiana Ecclestone e Bia Figueiredo são as representantes], o programa tem como objetivo aproximar as mulheres do esporte a motor.

Do F1MANIA, a jornalista e editora Nathalia De Vivo foi uma das cinco pessoas da imprensa convidadas – no total, foram 37 mulheres que também englobavam engenheiras, mecânicas, pilotas, promotoras, chefes de equipe. Ao longo do dia, seguiram cronograma recheado.

Com patrocínio da Mercedes, a primeira parada no paddock foi no box da equipe. Lá, sem poder gravar ou filmar internamente, receberam aula de todos os componentes do carro, conversaram com engenheiros e ainda viram os assentos dos pilotos.

Já na frente da hospitalidade do time, puderam conversar com uma engenheira e também com Angela Cullen, braço-direito de Lewis Hamilton. Com a neozelandesa, bateram papo sobre a presença das mulheres no automobilismo, além de garantirem fotos.

O dia ainda contou com visita ao pódio, na sala de controle onde ficam todas as câmeras, fiscais e diretores de prova, uma volta pelo pit-lane e até mesmo foto com Sebastian Vettel, que se disponibilizou para posar com o grupo.

As mulheres ainda tiveram uma hora de “coletiva de imprensa” com Fabiana Ecclestone, vice-presidente da Comissão na América do Sul, Marília Frias, assessora do GP há 25 anos, e Luciana, head operacional do GP a 29 anos.

Entre os assuntos abordados, Nathalia perguntou como é ter um grupo de mulheres em papeis chave da organização da prova no Brasil e Bia, que estava conduzindo o papo, emendou questionando se o número de mulheres cresceu nos últimos anos.

Marília, responsável pela comunicação, afirmou que o número cresceu nas arquibancadas como já puderam observar em alguns estudos e também na sala de imprensa. “Antes, eram meia dúzia de gato pingado. Esse ano, cerca de 20% dos jornalistas são mulheres”, contou.

O dia terminou para o Girls on Track com um tempo livre para passearem no paddock e tirarem fotos com pilotos e na frente das equipes. A Agência Forte ficou responsável pela organização de todo o evento.

O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’, diretamente de Interlagos, o GP de São Paulo da Fórmula 1 2022 com os jornalistas Gabriel Gavinelli e Nathalia De Vivo.

F1 IN LOCO: GP de SP recebe primeiro evento de mulheres Girls on Track no Brasil
Os boxes da Alfa Romeo (Foto: Nathalia De Vivo)

 

F1 IN LOCO: GP de SP recebe primeiro evento de mulheres Girls on Track no Brasil
Algumas das jornalistas do Girls on Track (Foto: Divulgação)

 

F1 IN LOCO: GP de SP recebe primeiro evento de mulheres Girls on Track no Brasil
Os boxes da Ferrari (Foto: Nathalia De Vivo)

Anteriores UE entrará em recessão no final de 2022 e terá crescimento quase nulo em 2023, diz Comissão Europeia
Próxima Moscou chama revogação dos EUA do status de economia de mercado russo de ‘tendenciosa e política’