F1: Sprint Races podem deixar de serem usadas como classificação


As Sprint Races foram introduzidas na F1 em 2021. Elas acontecem nos sábados, e o resultado da corrida define o grid de largada para o GP no domingo. No entanto, é possível que isso mude. Segundo o Auto, Motor und Sport, a F1 estaria revisando a abordagem das Sprint Races, onde elas se tornariam uma parte independente do fim de semana, e não mais um meio de classificação.

As Sprint Races foram incorporadas na categoria com o objetivo de trazer mais ação à pista durante os três dias do fim de semana de corrida. Ela tem apenas 100km, e ela define o grid de largada do GP de domingo, além de dar pontos para os oito primeiros colocados. A última das três Sprints organizadas para 2022 acontece neste fim de semana em Interlagos, e os pilotos deram suas opiniões sobre as corridas rápidas de sábado.

Max Verstappen já declarou que não é um fã das Sprints, e nesta quinta-feira na coletiva de imprensa no Brasil. O holandês disse que uma das desvantagens das Sprints é que os pilotos ficam relutantes em tomar grandes riscos na corrida, com medo de danificar o carro para o domingo, onde os grandes pontos estão em jogo. Fora isso, ele enfatizou o fato de que nas corridas de sábado não são feitos pit stops, ou seja, os pilotos são obrigados a fazer um grande stint com os mesmos pneus. E por fim, ele destacou que, apesar dos carros da nova geração serem melhores, não há muitas ultrapassagens, o que torna as coisas menos divertidas no ponto de vista do piloto da Red Bull.

Apesar disso, as três corridas Sprint de 2021 e 2022 se tornarão seis em 2023. Agora, a F1 e a FIA trabalham no cronograma com as equipes para definir a localização das Sprints, e entende-se que a ideia de fazer com que as corridas sprints sejam independentes será discutida nas próximas semanas. Isso significa que, a classificação de sexta-feira definiria o grid para domingo também.

Ross Brawn, diretor técnico da F1, disse depois da Sprint em Silverstone que os pilotos estavam fazendo esforços para tornar as corridas Sprint em um componente independente, e que o campeonato estava aberto a fazer mudanças. Este fim de semana, ele declarou que está aberto a negociações para deixar as coisas mais emocionantes.

O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’, diretamente de Interlagos, o GP de São Paulo da Fórmula 1 2022 com os jornalistas Gabriel Gavinelli e Nathalia de Vivo.

Anteriores F1: Bottas afirma que “há prós e contras” em não atingir o teto orçamentário
Próxima Brasil lança, na próxima semana, a Agenda Brasil + Sustentável na COP27