Nesta temporada, a Ferrari foi duramente criticada por seus diversos erros estratégicos. Tais erros custaram algumas vitórias e, consequentemente os colocaram para trás no campeonato de construtores e de pilotos. No momento, a Scuderia briga apenas pelo segundo lugar com a Mercedes, já que o título foi entregue à Red Bull nos Estados Unidos. Apesar das críticas serem fortes, a paixão dos fãs é na mesma proporção, não à toa são a marca mais icônica da F1. Para a equipe, isso cria uma enorme pressão.
No início do ano a equipe italiana parecia estar muito forte, quase imbatível. No entanto, após muitos erros de estratégia e problemas de confiabilidade com o F1-75, a Ferrari foi ultrapassada pela Red Bull. Mesmo quando ainda disputava o título com os austríacos, depois de um ponto, eles ficaram à frente demais para serem alcançados. A dupla Max Verstappen e Red Bull conquistaram ambos os títulos este ano. Agora, seu rival, Charles Leclerc, briga com Sergio Perez, companheiro de equipe de Verstappen, pelo segundo lugar no mundial de pilotos. O monegasco teme que Perez fique com o P2.
De fato, os problemas técnicos foram uma grande questão para a Ferrari. Na Áustria, por exemplo, Leclerc e Carlos Sainz estavam prestes a fazer uma dobradinha, que lhes renderia pontos muito importantes em sua disputa com a Red Bull, quando o motor do espanhol explodiu. Isso lhe custou o segundo lugar, que acabou caindo no colo de Verstappen. Na Hungria e em Mônaco, erros estratégicos custaram vitórias ao monegasco. Essas falhas fizeram com que a rival austríaca conseguisse somar pontos o suficiente para se distanciar e vencer o campeonato com tranquilidade.
Tudo isso foi muito comentado na mídia. Entretanto, falhas de outras equipes, na mesma época, receberam menos atenção. Isso é o que Mattia Binotto, chefe da Ferrari, pensa. Em entrevista à Racer, ele argumenta que a Mercedes poderia ter conquistado mais pontos nas últimas duas corridas, mas cometeram erros estratégicos. “Na Hungria fomos criticados e é normal sermos criticados quando fazemos coisas que não estão completamente certas. A Mercedes talvez tenha perdido a última corrida também por não escolher os pneus certos – também em Austin – então acho que não somos apenas nós que fazemos escolhas diferentes ou cometemos erros.”