A declaração de Lavrov ocorreu após um encontro com o ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, em Moscou. Segundo o chefe da diplomacia russa, os países têm “boas perspectivas” de cooperação energética.
“Existem boas perspectivas de cooperação no setor da energia, incluindo a expansão das exportações de hidrocarbonetos russos para o mercado indiano e a participação mútua em projetos de produção de hidrocarbonetos no extremo oriente russo e na plataforma ártica. Observamos que a cooperação no desenvolvimento nuclear pacífico foi eficaz”, disse Lavrov.
© Sputnik / Viktor Tolochko / Acessar o banco de imagensConstrução da planta de energia nuclear Astravets, na região de Grodno, em Belarus
Construção da planta de energia nuclear Astravets, na região de Grodno, em Belarus
O chanceler russo salientou que a conclusão da construção em curso da maior central nuclear da Índia, Kudankulam, forneceria ao país asiático energia limpa e segura no futuro.
A Rússia segue como um dos principais parceiros da Índia no domínio da energia nuclear. A central nuclear de Kudankulam, em construção no estado indiano de Tamil Nadu, no sul do país, em colaboração com Moscou, teve os seus dois primeiros blocos comissionados em 2013 e 2016. A construção dos blocos de energia três e quatro começou em 2017, seguida do bloco de energia cinco, que teve início em 2021.