“Os Estados Unidos, como país responsável, temos a obrigação de manter canais de comunicação com a Rússia”, disse o porta-voz da chancelaria norte-americana, Ned Price, durante uma coletiva de imprensa.
Segundo ele, os EUA agem deliberadamente para garantir que as linhas de comunicação existentes com a Rússia não sejam fechadas.
“Temos uma embaixada em funcionamento em Moscou. Falamos com os russos pela embaixada praticamente todos os dias, se não, de fato, todos os dias. Falamos de forma consistente. Passamos mensagens pela embaixada russa aqui em Washington.”
Price disse que os EUA e a Rússia discutem questões de importância bilateral, incluindo cidadãos detidos, o status da embaixada e a desescalada do conflito da Ucrânia. Ele afirmou ainda que Washington pede a Moscou por meio desses contatos que seja alcançada uma solução diplomática com Kiev.
Os EUA, no entanto, seguem com uma estratégia de fornecimento ostensivo de armamentos para a Ucrânia diante da operação militar especial russa.