F1: Newey se antecipou ao ‘porpoising’ em 2022


si202207220602_news-1

A Red Bull foi a primeira equipe da Fórmula 1 a resolver bem o problema do ‘porpoising’ na temporada 2022. Enquanto muitas equipes foram surpreendidas por um carro ‘saltando’ muito, Adrian Newey parecia já ter levado em consideração o problema no design do RB18. O diretor técnico e projetista da Red Bull, já tinha experiência com esse tipo de problema do início de sua carreira.

O projetista de 63 anos está no ramo há 42 anos. O efeito-solo trazido pela nova geração de carros da F1 não foi surpresa para ele, pois ele já tinha experiência com isso, antes mesmo de conseguir uma posição permanente na Fórmula 1.

“Estudei a aerodinâmica do efeito-solo, e meu último projeto durante meus estudos foi a aplicação em carros de corrida”, disse ele, citado pela Auto, Motor und Sport. “Eu estava procurando um estágio e escrevi para as equipes que estavam na F1 na temporada de 1980. A maioria deles não respondeu. Harvey Postlethwaite, que trabalhava na equipe Fittipaldi na época, me ofereceu um emprego como aprendiz no departamento de aerodinâmica”, disse ele.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-1’); });

Newey continuou: “No fim das contas, eu era o chefe do departamento. Eu estava sozinho”. Durante seu tempo na Fittipaldi, ele ganhou a experiência necessária sobre o ‘porpoising’, sobre o que já tinha conhecimento básico graças à sua formação especializada.

Pela experiência adquirida há mais de 40 anos, ele viu o fenômeno chegar já na fase de projeto do RB18. “Adivinhei o que estava reservado para nós. No máximo fiquei surpreso com a extensão do fenômeno. Na verdade, todos deveriam saber. É um fenômeno que está nos genes desses carros”, afirmou.

De acordo com Newey, reproduzir o fenômeno em um modelo é difícil. Isso ocorre porque no túnel de vento, o ‘porpoising’ não aparece e por isso não pode ser simulado. Isso desempenhou um papel importante no caminho errado da Mercedes com o W13 este ano, já que a equipe confiou nos resultados dos testes no túnel de vento. Ainda assim, de acordo com Newey, havia outras maneiras de prever o fenômeno, e foi dessa forma que a Red Bull o controlou relativamente rápido.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-2’); });

 

 

 

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-3’); });

 

Anteriores Governo mantém bandeira verde na conta de luz, sem taxa adicional
Próxima Xô, mau humor! Como melhorar o bem-estar com a alimentação