Em 2021, a Honda “saiu” da categoria como fornecedora de motores, assim, a Red Bull criou sua própria fábrica, a Red Bull Powertrains, para desenvolver a unidade de potência. No entanto, uma parceria foi firmada com a empresa japonesa para auxílio técnico na fabricação dos motores.
O acordo inicial era até 2023, mas com o sucesso do time austríaco nesta temporada, os laços com a Honda foram renovados até 2025.
Para os anos seguintes, com a introdução de uma nova unidade de potência para 2026, nada está acertado. Inclusive, a Red Bull tentou uma negociação com a Porsche, porém as conversas não foram pra frente.
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Helmut Marko comentou sobre as negociações para continuidade da parceria com a Honda, mas apontou alguns entraves: “Se eles não tivessem desistido, poderíamos ter economizado todo o investimento”, disse ao Motorsport-Magazin sobre a retirada dos japoneses em 2021.
“Aprendemos com as negociações com a Porsche: não haverá uma solução 50/50”, afirmou Marko.
Vale lembrar que a Honda forneceria o MGU-K para a equipe, já que possui uma grande infraestrutura em Sakura e também a própria Red Bull ainda não possui os conhecimentos elétricos necessários para a fabricação do motor.
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No entanto, o time taurino não vê apenas os japoneses como solução: “Não é nossa única opção”, revelou Marko. “Também temos outras alternativas.”
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