Orla do Porto II é construída seguindo padrão de qualidade de obras importantes de outras capitais brasileiras


8c5aac816de11c94c8cf557923c976c5

Além de toda beleza, que é potencializada pelo Rio Cuiabá, a requalificação da Orla do Porto II assegurou ao local que toda estrutura fosse montada com o mesmo padrão de qualidade de obras de grande magnitude de outras capitais brasileiras. O projeto recebeu um investimento de R$ 3,4 milhões e foi entregue pela gestão Emanuel Pinheiro à população cuiabana nesta quinta-feira (03).

De acordo com o diretor-geral da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), Júnior Leite, o mobiliário urbano utilizado na ornamentação do local, por exemplo, é do mesmo fornecedor que atuou no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, e na orla de Maceió. Além disso, ele destaca que o piso é feito de concreto usinado, o acabamento de resina acrílica, e a iluminação toda de lâmpadas de LED.

“Fizemos uma obra de qualidade, moderna, e com segurança para toda a população. Utilizamos equipamentos inovadores, resistentes, que precisam de menos manutenções e garantem todo conforto necessário. Essa foi uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, que seguimos rigorosamente para a construção de um espaço que é o novo cartão postal da nossa amada cidade”, comenta Júnior Leite.

Ainda conforme o diretor-geral da empresa pública, o planejamento da Prefeitura de Cuiabá é transformar o local em um espaço que possa ser utilizado com frequência para pequenos e médios eventos. Segundo ele, uma das ideias iniciais é fazer na Orla do Porto II uma Fan Fest da Copa do Mundo deste ano, fomentando uma imediata ocupação da nova estrutura que está localizada em uma das principais entradas de Cuiabá.  

“Todo mundo que chega em Cuiabá pelo aeroporto internacional, passa obrigatoriamente por este local. Portanto, a entrega da Orla II é a consagração de uma região onde o cuiabano e turistas poderão contemplar o Rio Cuiabá. Vamos pensar em um processo de concessão para food trucks e também para parquinhos de diversão. Isso faz com que as pessoas comecem a perceber que esse é um local para ser de fato frequentado”, completa.

A ESTRUTURA

Por meio de um trabalho em conjunto entre Secretaria Municipal de Obras Públicas, Limpurb e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), a Prefeitura de Cuiabá investiu R$ 3,4 milhões na requalificação da Orla II. O espaço, antes ocioso, agora é mais uma opção de lazer à população e um novo cartão postal da cidade.

O projeto conhecido foi elaborado pelo Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU) e abrange uma área de mais de 600 metros de extensão. No local, foi construído um calçadão com total acessibilidade, estacionamento, ciclovia, espaço para feiras livres e atividades culturais, implantação de iluminação de LED, bancos e lixeiras.

Além desses equipamentos, a Orla II conta ainda com esculturas que homenageiam o estadista cuiabano Dante Martins de Oliveira e o eterno carnavalesco e colunista social Jejé de Oyá, falecidos em 2006 e 2016, respectivamente. A viola de cocho, símbolo cultural da Capital, também está presente no novo espaço de lazer.

Anteriores Com superávit orçamentário e de arrecadação, contas de Alto Boa Vista recebem parecer favorável do TCE-MT
Próxima Petrobras vai pagar bilhões a acionistas; decisão pode ser revertida?