“Um local de qualidade para que as famílias cuiabanas desfrutem de momentos de lazer, resgatando toda a história da nossa querida Cuiabá”. Essa foram as principais palavras elencadas pelo vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, em seu discurso de agradecimento, durante a inauguração da Orla do Porto II, que ocorreu na noite desta quinta-feira (4), com a presença da população e diversas personalidades políticas mato-grossenses.
O novo cartão postal da cidade foi totalmente construído e revitalizado pela gestão Emanuel Pinheiro, transformando uma região que anteriormente encontrava-se abandonada, em mais um ponto turístico dentro da cidade, preservando as raízes e tradições regionais, agora, à disposição da população.
Na oportunidade, Stopa aproveitou para relembrar os inúmeros entraves enfrentados pela administração atual para concretização da obra, orçada em mais R$ 3,4 milhões, fruto de recursos oriundos do Governo Federal e Fonte 100. Em sua avaliação, a pandemia da Covid-19 foi um dos principais obstáculos enfrentados pelas equipes técnicas na sequência dos trabalhos.
“Precisamos agradecer a todos os trabalhadores que atuaram nessa missão para que pudéssemos entregar um serviço de altíssima qualidade, sem exceções. Foram dias intensos, enfrentamos uma pandemia, porém, a recompensa chegou. Homenageemos também pessoas tão ricas e que contribuíram muito para nossa capital. Agradeço ao ex-secretário Vanderlúcio que se empenhou ao máximo e merece todos os reconhecimentos. Em 2020, recebi essa obra parada e com muitos problemas. Após uma luta incansável, vencemos e hoje estamos aqui. Superamos tudo com honradez, trabalhando por Cuiabá, em conjunto com outras secretarias. Meus parabéns mais uma vez”, destacou.
O prefeito Emanuel Pinheiro enalteceu a relevância das políticas públicas de inclusão e justiça social. “Estamos demonstrando todo nosso amor ao maior patrimônio natural que é o nosso rio. Vamos fomentar o lazer, a cultura e o turismo da nossa cidade.Aqui era um matagal, jogado as traças e hoje, a população recebe este belíssimo ponto turístico de entretenimento, atendendo todas as classes, especialmente, aqueles que mais precisam”, acrescentou.
A Orla do Porto II é composta ao longo de seus mais de 600 metros de extensão, por acessibilidade, estacionamento, ciclovia, espaço para feiras livres e atividades culturais, implantação de iluminação de LED, bancos e lixeiras, bem como esculturas que homenageiam o estadista cuiabano Dante Martins de Oliveira e o eterno carnavalesco e colunista social Jejé de Oyá, falecidos em 2006 e 2016, respectivamente. A viola de cocho, símbolo cultural do município, também se faz presente.
Cais do porto
Entretanto, os investimentos na localidade orçados pela Prefeitura de Cuiabá não se restringem apenas às ações citadas. O vice-prefeito revelou ainda, durante o ato oficial de entrega, que o projeto de construção do Cais do Porto, já está em fase de licitação. Segundo ele, após o término dos trâmites internos, será emitida a ordem de serviço para início das atividades.
“Já começamos o processo licitatório do Cais do Porto, que terá um restaurante panorâmico, uma série de atrativos. Aqui, sem dúvidas nenhuma, além de resgatar a história, será um local familiar para os jovens, adultos, crianças e idosos, todas as idades”, disse.
O planejamento elaborado pelo Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU), às margens do Rio Cuiabá, irá abrigar espaços de contemplação entre as pontes Sérgio Motta e Júlio Muller.
A estrutura subutilizada contará com três ambientes. O superior abrigará o mirante, inferior um amplo deck, além de copa, banheiros e convívio para prática de esportes e manifestações culturais.