Reino Unido anuncia que proibirá países de usarem serviço britânico para transportar petróleo russo


25736021

Em comunicado publicado nesta quat (3), o governo britânico informou que vai proibir países de usarem seus serviços para transportar petróleo russo, a menos que seja comprado por um preço máximo ou abaixo de um limite de preço estabelecido por governos ocidentais.
“A medida segue a decisão tomada pelos ministros das Finanças do G7 em setembro, que se comprometeram com o teto de preços como forma de minar a capacidade de [Vladirmir] Putin de financiar sua guerra [operação] na Ucrânia por meio de preços globais de petróleo”, afirma o comunicado.
A proibição entrará em vigor a partir de 5 de dezembro e se aplica a serviços britânicos incluindo seguros, corretagem e transporte.
O seguro é um dos principais serviços que permite a movimentação de petróleo por via marítima, particularmente o seguro de proteção e indenização, relacionado a reclamações de responsabilidade de terceiros.
Refinaria de Petróleo de Moscou (MNPZ, na sigla em russo) da Gazprom Neft em Kapotna, Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 27.10.2022

“Nós proibimos a importação de petróleo russo para o Reino Unido e estamos fazendo um bom progresso na eliminação completa […]. Esta nova medida continua a apertar os parafusos na máquina de guerra de Putin, tornando ainda mais difícil para ele lucrar com sua guerra [operação] ilegal”, afirmou o ministro das Finanças, Jeremy Hunt.
Apesar da pressão do Ocidente contra o petróleo russo, o Banco Mundial vê a tentativa de implantar um teto de preço no combustível vindo de Moscou como um mecanismo experimental que poderá ser contornado sem grande adesão internacional, conforme noticiado.
Anteriores Bispo Edir Macedo agora fala em perdoar Lula, eleito por ‘vontade de Deus’
Próxima Senador do PT diz que acionará MP após Nelson Piquet pedir Lula no cemitério