PF deflagra a Operação Tropeiros no Rio de Janeiro, Niterói e Nova Friburgo/RJ


5.jpg

Rio de Janeiro/RJ – Na data de hoje, 03/11, a Polícia Federal, em ação conjunta com o GAECO/MPF, deflagrou a Operação Tropeiros, que visa desarticular associação criminosa responsável por tráfico internacional de drogas através de voos internacionais com destino à Europa.

Na ação de hoje, cerca de 50 (cinquenta) policiais federais cumprem três mandados de prisão temporária e 10 (dez) mandados de busca e apreensão, expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, nas residências dos alvos, localizadas nos municípios do Rio de Janeiro, Niterói e Nova Friburgo.

Um dos mandados está sendo cumprido no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), uma vez que um dos alvos estava voltando ao Brasil, em voo oriundo de Miami/EUA, no momento da deflagração da operação.

As investigações começaram em setembro de 2019, após a prisão em flagrante de uma jovem que transportava 3,2kg de cocaína oculta no forro da bagagem despachada, no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão).

A mulher, natural do Rio de Janeiro, pretendia embarcar em voo com destino à cidade portuguesa de Horta, de onde seria distribuída pela Europa.

Com o aprofundamento das investigações, conduzidas pela Delegacia Especial de Polícia Federal do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (DEAIN), foram identificados outros integrantes da associação criminosa, que tinham como função o recrutamento de pessoas, financiamento do delito e o recebimento da droga no continente europeu.

Ademais, foram descobertas outras prisões de pessoas que eram utilizadas como “mulas”, e também que a associação criminosa realizava envio de drogas para a Europa através de remessas de carga e serviço postal.

Os investigados responderão pelos crimes de tráfico transnacional de drogas e associação criminosa, onde as penas, se somadas, ultrapassam a 18 anos de reclusão.

O nome “Tropeiros” se deve à prática dos criminosos de enviar drogas para a Europa através de “mulas”, pessoas angariadas pela associação criminosa para fazer o transporte do entorpecente, com o direcionamento e monitoramento em tempo real dos seus passos através de aplicativos de celular.

Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro
scs.srrj@pf.gov.br | www.gov.br/pf
(21) 2203-4404 / 4405 / 4406 / 4407

Anteriores Jimmy Butler, astro do Miami Heat, usa camisa do Santos em jogo da NBA
Próxima Coreia do Norte considera um ‘grande erro’ prolongar exercícios aéreos da Coreia do Sul e dos EUA