“Caro Sr. Lula, receba minhas sinceras felicitações pela vitória nas eleições presidenciais. Os resultados da votação confirmaram sua alta autoridade política. Espero que, através dos esforços conjuntos, asseguremos o desenvolvimento de uma cooperação construtiva entre Rússia e Brasil em todas as áreas”, declarou o presidente russo, Vladimir Putin.
Além disso, Putin desejou sucesso ao novo presidente do Brasil, Lula, durante seu mandato, bem como saúde e prosperidade.
Com 100% das urnas apuradas, Lula obteve 50,90% dos votos, contra 49,10% de Bolsonaro. Ao todo, o presidente eleito conquistou mais de 60.345.999 de votos, um recorde na história da democracia brasileira. Bolsonaro teve 58.206.354 de votos e se torna o primeiro presidente brasileiro a perder uma disputa à reeleição.
A vitória de Lula confirma as projeções feitas por pesquisas eleitorais desde o início do ano, que indicavam um favoritismo do petista diante do atual presidente. Na reta final do segundo turno, os institutos apontavam uma aproximação das intenções de voto de Bolsonaro.
Estas foram as eleições mais acirradas do país desde 1989. O último pleito com grande polarização e disputado até os instantes finais havia sido em 2014, quando Dilma Rousseff (PT) foi eleita presidenta com 51,6% dos votos, contra 48,3% de Aécio Neves (PSDB).