A AlphaTauri lamentou o resultado de hoje no GP do México, pois tinha um bom ritmo, mas Pierre Gasly terminou no P11 e Yuki Tsunoda abandonou a corrida.
Claudio Balestri, engenheiro chefe de desempenho: “Como nossos dois carros estavam próximos no grid hoje, decidimos começar com compostos diferentes de pneus, com o objetivo de maximizar a possibilidade de marcar pontos. Yuki largou com pneus novos macios e conseguiu imediatamente ganhar algumas posições na primeira volta, ele foi P11 entre os dois McLarens que estavam ambos com pneus médios, com Norris na frente e Riccardo atrás. O primeiro stint de Yuki foi bom, ele conseguiu produzir tempos de volta consistentes, gerenciar as temperaturas dos pneus e freios, e os pneus funcionaram corretamente durante todo o stint. Pelo resto da corrida, ele continuou lutando contra as duas McLarens, então no segundo stint decidimos colocar os médios e o ritmo voltou a ser bom, permitindo que ele seguisse Norris e ficasse na frente de Ricciardo. No entanto, Ricciardo tentou ultrapassar Yuki, o que destruiu nosso carro e nossa corrida. O contato deixou o carro de Yuki com muitos danos, e tivemos que abandonar. A corrida de Pierre foi um pouco diferente. No final da primeira volta, ele havia perdido algumas posições e estava em P17, correndo com médios, atrás dos dois carros da Aston Martin, que eram mais lentos que ele. Durante o primeiro stint, Pierre conseguiu ganhar uma posição, ultrapassando Lance (Stroll), que estava no mesmo composto, mas durante esta manobra recebeu uma penalidade de cinco segundos. Isso foi cumprido em nosso segundo pit stop e nossa corrida ficou um pouco mais complicada. Quando voltou à pista, estava atrás de Alex Albon. O ritmo de Pierre com o composto macio foi bom e conseguimos ultrapassá-lo e diminuir a diferença com os carros da frente, que estavam em estratégias diferentes. Pierre terminou logo atrás de Valtteri Bottas, fora dos pontos em P11. É uma pena, porque o ritmo não estava ruim hoje. Agora precisamos mudar nossos pensamentos para a preparação para nossa próxima corrida no Brasil”, concluiu.
Gasly: “É uma pena, mas sabíamos que seria difícil começando do P14. Dei tudo o que pude hoje e estávamos perto de terminar entre os dez primeiros, se tivéssemos mais uma volta. A atmosfera tem sido insana, como sempre no México, então foi ótimo, mas estou decepcionado por termos saído sem pontos”, acrescentou.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-1’); });
Tsunoda: “Foi uma pena o resultado de hoje. Meu gerenciamento de pneus foi muito bom na corrida até aquele momento, e eu estava me sentindo confiante naquele stint final, então estou muito desapontado por ter terminado por um erro tão bobo. Daniel (Ricciardo) estava em uma estratégia diferente e teria facilmente me passado mais tarde, então para um piloto tão experiente como ele, tentar ultrapassar em uma área que simplesmente não é possível é irritante. Estávamos perto de terminar nos pontos, que são tão valiosos para nós neste momento. Há alguns pontos positivos a serem tirados deste fim de semana, mas por enquanto só preciso me preparar e voltar mais forte para o Brasil”, finalizou.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-2’); });