A Ferrari descreveu a penalidade da Red Bull por violar o limite de custos da Fórmula 1 na temporada passada, como ‘muito limitada’, afirmando que não ficou satisfeita com a decisão da FIA.
Na sexta-feira, a FIA confirmou que a Red Bull foi multada em US$ 7 milhões, e também terá 10% menos tempo para testes aerodinâmicos no túnel de vento em 2023.
Falando à Sky Itália, o diretor de corrida da Ferrari, Laurent Mekies, destacou que os gastos extras da Red Bull, provavelmente representaram um ganho significativo na pista.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-1’); });
“Conversamos muito nas últimas semanas sobre o que se pode fazer com meio milhão a mais, ou um, dois ou três milhões”, disse Mekies. “Dois milhões de euros, é um valor significativo e já demos a nossa opinião várias vezes sobre este tema.”
“Nós da Ferrari achamos que esse valor vale cerca de alguns décimos por volta, e portanto, é fácil entender que esses números podem ter um impacto real no resultado das corridas e talvez até do campeonato”, disse ele.
Ele acrescentou que a Ferrari está descontente com a punição que a FIA aplicou, acreditando que a Red Bull não sofrerá praticamente nada com as restrições.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-2’); });
“Quanto à penalidade, não estamos satisfeitos com isso, por duas razões importantes”, disse Mekies. “A primeira é que nós da Ferrari não entendemos como a redução de 10% do tempo no túnel de vento, pode corresponder à mesma quantidade de tempo de volta que mencionamos anteriormente.”
“Além disso, há outro problema. Como não há redução do teto de custo para a Red Bull na penalidade, o efeito básico é pressionar o concorrente a gastar o dinheiro em outro lugar”, acrescentou Mekies.
“Eles terão total liberdade para usar o dinheiro que não pode mais gastar no uso do túnel de vento e CFD devido à redução de 10%, na redução do peso do carro, ou sabe-se lá o que mais.”
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-3’); });
“Nossa preocupação é que a combinação desses dois fatores, signifique que o efeito real da penalidade seja muito limitado”, finalizou.
Parece uma opinião de praticamente todos os envolvidos na Fórmula 1, que a penalidade que a FIA aplicou para a Red Bull, na prática terá efeito inócuo. Isso pode levar a outras equipes considerarem que pode ‘valer a pena’ ultrapassar o limite de orçamento em uma temporada.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-4’); });
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-5’); });