O governador da cidade Sevastopol, Mikhail Razvozhaev, disse que na madrugada deste sábado (29) os navios da Frota do Mar Negro repeliram um ataque de drones nas águas da baía de Sevastopol, acrescentando que nenhuma instalação foi atingida e a situação está sob controle.
Todos os drones aéreos foram derrubados. Além dos veículos aéreos, de acordo com informações preliminares, os militares russos destruíram também um drone aquático de superfície, informou o governador.
De acordo com os dados do Flightradar24 – um serviço que permite o rastreamento em tempo real das deslocações de meios aéreos – um drone de reconhecimento decolou do aeródromo de Catania, situado na ilha italiana de Sicília, às 05h44 hora de Moscou (23h44 horário de Brasília).
Un dron de reconocimiento estadounidense RQ-4B Global Hawk sobrevuela el Mar Negro durante varias horas. Esto se puede ver desde el servicio Flightradar.
Todo lo hace Estados Unidos. Ucrania solo pone las bajas, y sus representantes ponen las manos para llevarse el dinero. pic.twitter.com/fegGwkkO1z
— Lorena 2 (@Lorena2Afrodita) October 29, 2022
Um drone de reconhecimento estadunidense RQ-4B Global Hawk sobrevoa o mar Negro durante várias horas. Isto pode ser visto através do serviço Flightradar.
O veículo aéreo não tripulado atingiu uma altitude de mais de 15 quilômetros passando pelo espaço aéreo da Grécia e Bulgária até o mar Negro.
Além disso, segundo as informações do portal, o aparelho pertence à Força Aérea dos EUA e tem o número de registo 11-2046 e indicativo de chamada FORTE10.
De acordo com a empresa fabricante, o Global Hawk foi desenvolvido para reconhecimento e vigilância. Ele é capaz voar em alturas elevadas por mais de 30 horas, tem capacidade de receber imagens de grandes áreas da superfície com alta resolução praticamente em tempo real e é capaz de operar em quaisquer condições climáticas, tanto de dia como de noite.